Sessão Solene da Câmara empossa nova Mesa Diretora e presta homenagem a dezoito personalidades que se destacam em diversas áreas sociais do Município

por Comunicacao publicado 21/12/2022 20h30, última modificação 03/01/2023 15h47
Emoção, lições de vida e cidadania foram os ingredientes que abrilhantaram a noite de entrega de Títulos de Cidadania e Diplomas de Honra ao Mérito

Na última terça-feira (20/12), a Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou a Sessão Solene de Posse da nova Mesa Diretora que assumirá os trabalhos da Sessão Legislativa de 2023, composta pelos seguintes membros: Vereador Sebastião Carlos Barbosa (Presidente), Vereadora Ana Paula Callegaro da Silva (Vice-presidente), e Vereador Irio Henriques Furtado Filho (Secretário).

O novo presidente do Legislativo, Vereador Sebastião Barbosa, realizou um discurso bastante emocionado agradecendo aos nobres vereadores pela confiança depositada em seu trabalho e disse que seguirá integralmente o que rege a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Casa de Leis.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de São João Nepomuceno Francisco Baptista, parabenizou a nova Mesa Diretora e elogiou o novo presidente Sebastião Barbosa: “Entrego a Presidência da Câmara Municipal de São João Nepomuceno ao Vereador Sebastião Carlos Barbosa, agora em seu terceiro mandato legislativo, e pela segunda vez presidente desta nobre Casa de Leis, sabedor da excelente administração que estará por vir baseando-se no primor quanto às atuações que desempenhou nas administrações passadas, cujo pulso e controle administrativo foram admiráveis.”

Na mesma solenidade, também foram entregues Títulos de Cidadania Sãojoanense e Diplomas de Honra ao Mérito a personalidades que se destacam nas diversas áreas sociais do nosso Município. Uma noite de muitas homenagens e emoção!

O atual presidente do Legislativo exaltou os homenageados em seu discurso: “Pessoas determinadas e comprometidas constroem a nossa cidade. O êxito dos homenageados desta noite é fruto de competência, de pró- atividade e de um árduo trabalho. Nossos parabéns! E que vocês continuem com essa nobre missão de serem exemplos para todos nós”, afirmou Francisco Baptista.

Foram dezoito homenageados, cada um deles tem uma trajetória de vida que os destaca, seja pela elevada cultura e prestação de serviços à comunidade, seja pelo altruísmo, harmonia e simplicidade com que trabalham pelo bem comum.

Os Vereadores e seus homenageados

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno, por proposição da VEREADORA ANA PAULA CALLEGARO DA SILVA, concedeu o Diploma de Honra ao Mérito à DRA. ANA CLÁUDIA DIAS SOUZA FIGUEIREDO, de acordo com a lei nº 3.529, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue pelo Poder Legislativo contém a seguinte mensagem:

 “À Doutora Ana Claudia Dias Souza Figueiredo, em reconhecimento à ética do seu profissionalismo, comprometida com a qualidade e excelência de sua especialidade, promovendo ações que proporcionam a prevenção, a detecção precoce e o tratamento adequado, e em tempo oportuno, do câncer de mama.”

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno, também por proposição da VEREADORA ANA PAULA CALLEGARO DA SILVA, concedeu o Diploma de Honra ao Mérito ao senhor GERALDO MAGELA RABELLO, de acordo com a lei nº 3.521, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue pelo Poder Legislativo contém a seguinte mensagem:

“Ao Senhor Geraldo Magela Rabello, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do Município de São João Nepomuceno, sobretudo, com ética e comprometimento com a educação e formação dos nossos cidadãos.”

O Poder Legislativo, por indicação da VEREADORA ELUZA SALVADOR CÔRTES, concedeu o Diploma de Honra ao Mérito ao arquiteto THONI LITSZ, através da Lei nº 3.524, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue pelo Poder Legislativo contém a seguinte mensagem:

“Ao Arquiteto Thoni Litsz, como tributo à sua trajetória profissional pelos relevantes serviços prestados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, um excepcional Curador de Artes, especialmente na restauração de Bens Tombados pelo Patrimônio Público, elevando o nome do nosso Município pelas diversas regiões do mundo.”

O Poder Legislativo, também por indicação da VEREADORA ELUZA SALVADOR CÔRTES, concedeu o Diploma de Honra ao Mérito ao senhor VINÍCIUS NALLON DE MENDONÇA, através da Lei nº 3.418, de 15 de outubro de 2021.

A placa que está sendo entregue pelo Poder Legislativo contém a seguinte mensagem:

“Ao Senhor Vinícius Nallon de Mendonça, em reconhecimento ao seu profissionalismo, e ao dom de nos sensibilizar com suas belas composições e arranjos, uma forma única de expressar os sentimentos através da arte.”

O Poder Legislativo, acatando a indicação da VEREADORA FABIANA FERREIRA DE ANDRADE, concedeu o Diploma de Honra ao Mérito à senhora IARA CRISTINA DA SILVA FONSECA CANDIÁ, conforme a Lei nº 3.527, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue pelo Poder Legislativo contém a seguinte mensagem:

“À Senhora Iara Cristina da Silva Fonseca Candiá, como tributo à sua trajetória social e profissional, brilhante não só pelas conquistas na área da música e do carnaval, mas, principalmente, pelo empenho ao movimento e valorização da raça negra, e o zelo no atendimento a quem necessita de cuidado nos momentos de fragilidade.”

O Poder Legislativo, também por indicação da VEREADORA FABIANA FERREIRA DE ANDRADE, concedeu o Título de Cidadania Sãojoanense à doutora MONIQUE QUINA DE FREITAS, conforme a Lei nº 3.530, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue pelo Poder Legislativo contém a seguinte mensagem:

“À Doutora Monique Quina de Freitas, em reconhecimento ao seu grande profissionalismo na área jurídica, contribuindo de forma memorável com a área do Direito Social da Mulher, promovendo justiça e construindo um mundo melhor para todos e todas.”

Por proposição do VEREADOR FRANCISCO AUGUSTO BAPTISTA DE OLIVEIRA CARILLO, a Câmara Municipal outorgou o Diploma de Honra ao Mérito ao doutor JOSÉ ANTÔNIO GALVÃO DUARTE DE OLIVEIRA, de acordo com a Lei nº 3.523, datada de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue pelo Poder Legislativo contém a seguinte mensagem:

“Ao Doutor José Antonio Galvão Duarte de Oliveira, como tributo à sua trajetória profissional na área do Direito, além do merecido reconhecimento do nosso Município pelas diversas conquistas em prol dos nossos cidadãos, sendo exemplo de perseverança e dedicação.”

Também por proposição do VEREADOR FRANCISCO AUGUSTO BAPTISTA DE OLIVEIRA CARILLO, a Câmara Municipal outorgou o Diploma de Honra ao Mérito ao senhor RICARDO ALVES RABELLO, de acordo com a Lei nº 3.518, datada de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue pelo Poder Legislativo contém a seguinte mensagem:

“Ao Senhor Ricardo Alves Rabello, em reconhecimento ao seu grande talento, sendo exemplo de empenho, dedicação e triunfo na área esportiva, uma figura ímpar destinada a alcançar grandes objetivos, um orgulho para todos nós.”

Por indicação do VEREADOR HERCULANO BADOCO RODRIGUES FILHO, a Câmara aprovou o Título de Cidadania Sãojoanense ao investigador CLÁUDIO LUÍS DOS SANTOS COSTA, através da Lei nº 3.533, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue ao homenageado contém a seguinte mensagem:

“Ao Investigador de Polícia Cláudio Luís dos Santos Costa, em reconhecimento ao seu grande profissionalismo na área da Segurança Pública, principalmente, pelo empenho, dedicação e comprometimento com os direitos sociais e com a ampliação da cidadania.”

Também por indicação do VEREADOR HERCULANO BADOCO RODRIGUES FILHO, a Câmara aprovou o Diploma de Honra ao Mérito ao POP’S RESTAURANTE, através da Lei nº 3.525, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue contém a seguinte mensagem:

“Ao Pop’s Restaurante, em reconhecimento aos excelentes serviços prestados à nossa população na área gastronômica, sendo uma tradição familiar que ultrapassa gerações, oferecendo aos seus clientes uma verdadeira revolução de sabores e bom atendimento.”

Acatando a proposição do VEREADOR ÍRIO HENRIQUES FURTADO FILHO, o Poder Legislativo concedeu o Título de Cidadania Sãojoanense ao Reverendíssimo Padre CLÁUDIO MACHADO, conforme a Lei nº 3.534, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue ao homenageado contém a seguinte mensagem:

“Ao Reverendíssimo Padre Cláudio Machado, pelo grande carinho com a nossa comunidade, pelo exemplar exercício da cidadania, promovendo a anunciação do Evangelho e a busca incessante pela Palavra de Deus.”

Também acatando a proposição do VEREADOR ÍRIO HENRIQUES FURTADO FILHO, o Poder Legislativo concedeu o Título de Cidadania Sãojoanense ao senhor JOSÉ DARIO GOMES, conforme a Lei nº 3.532, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue ao homenageado contém a seguinte mensagem:

“Ao Senhor José Dario Gomes, pelo seu dinamismo, singularidade e virtuosidade para poucos: a lida com a “PEDRA”. O bruto a usou como projétil; o empreendedor, usando-a, construiu; o campônio, cansado da lida, dela fez assento. Para os meninos, foi brinquedo; Drummond a poetizou; Davi matou Golias... Por fim; o artista concebeu a mais bela escultura. Em todos os casos, a diferença não era a pedra, mas o homem.”

Por indicação do VEREADOR JOSÉ MARIA DE ALMEIDA, a Câmara aprovou o Diploma de Honra ao Mérito à senhora CAROLINE DOS SANTOS VIDAL, de acordo com a Lei nº 3.528, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue à homenageada contém a seguinte mensagem:

“À Senhora Caroline dos Santos Vidal, exemplo de cidadã voltada aos interesses da coletividade, traduzindo a sua trajetória pública numa perfeita sintonia de perseverança, amor pelo trabalho, respeito ao próximo e vontade inabalável de contribuir com a saúde e as causas sociais do nosso Município.”

Também por indicação do VEREADOR JOSÉ MARIA DE ALMEIDA, a Câmara aprovou o Diploma de Honra ao Mérito ao senhor LUIZ HELENO GONÇALVES, de acordo com a Lei nº 3.520, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue ao homenageado contém os seguintes dizeres:

“Ao Senhor Luiz Heleno Gonçalves, pelo brilhante empenho e representação na área social, uma nobre missão, capaz de transmitir conhecimento, experiências, valores e princípios, sendo transformadores da nossa sociedade.”

O VEREADOR LEONARDO DE OLIVEIRA DUTRA propôs e a Câmara Municipal outorgou o Diploma de Honra ao Mérito ao senhor ALBERTO DE CASTRO EVANGELISTA, através da Lei nº 3.519, de 16 de novembro de 2022.

 A placa que está sendo entregue pelo Legislativo contém a seguinte mensagem:

“Ao Senhor Alberto de Castro Evangelista, em reconhecimento à ética do seu profissionalismo, e aos excelentes serviços prestados à população sãojoanense, os quais são imprescindíveis para a construção, funcionamento e manutenção do Poder Judiciário e do Estado Brasileiro.”

O VEREADOR LEONARDO DE OLIVEIRA DUTRA também propôs e a Câmara Municipal  outorgou o Título de Cidadania Sãojoanense ao senhor JOSÉ RODRIGUES, através da Lei nº 3.531, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue pelo Legislativo contém os seguintes dizeres:

“Ao Senhor José Rodrigues, em reconhecimento à sua destacada trajetória profissional e social, um modelo de cidadão dedicado às ações e projetos sociais, uma figura ímpar e exemplo para todos da nossa sociedade.”

Completando as justas homenagens da noite, o Poder Legislativo de São João Nepomuceno, acatando proposição do VEREADOR SEBASTIÃO CARLOS BARBOSA, concedeu o Diploma de Honra ao Mérito ao senhor GERALDO MARCOS DA SILVA, conforme Lei nº 3.522, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue ao homenageado contém os dizeres:

“Ao Senhor Geraldo Marcos da Silva, como tributo à sua trajetória profissional pelos relevantes serviços prestados na área social, estimulando o empreendedorismo local, o artesanato, além de ações voltadas ao turismo e à produção rural do nosso Município.”

O Poder Legislativo de São João Nepomuceno, também acatando proposição do VEREADOR SEBASTIÃO CARLOS BARBOSA, concedeu o Diploma de Honra ao Mérito à MECÂNICA CARNEIRINHO LTDA., conforme Lei nº 3.526, de 16 de novembro de 2022.

A placa que está sendo entregue contém os dizeres:

“À Mecânica Carneirinho Ltda., em reconhecimento aos excelentes serviços prestados aos nossos munícipes, resguardando vidas através dos excelentes profissionais qualificados que atuam diariamente na manutenção e conservação dos nossos veículos com muito esmero e simpatia.”

De formas variadas, cada um deles vem contribuindo para o desenvolvimento do nosso Município e mereceram essas honrarias oferecidas pela Câmara Municipal. Foi um reconhecimento público pelos serviços prestados ao Município de São João Nepomuceno-MG.

 

por Marco Almeida