Representantes do IBGE apresentam na Câmara a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022

por Comunicacao publicado 11/11/2021 15h53, última modificação 11/11/2021 15h53
Missão: Instituições públicas e seus representantes, mídia local e sociedade terão papel importante na divulgação e participação do próximo Censo

No dia (10/11), o Legislativo Municipal recebeu três representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, com o objetivo de apresentar a Reunião de Planejamento e Acompanhamento – Repac. O Instituto tem a missão de convidar representantes da sociedade local para prestarem sua colaboração em todas as etapas do censo. Com isto, o IBGE atende aos princípios da transparência, do engajamento e da cidadania, aproximando-se da sociedade, dando maior nitidez as suas atividades e ampliando a possibilidade de apoio das comunidades locais aos censos e às pesquisas que realiza, no dia a dia, nos municípios.

Na oportunidade, estiveram presentes o Presidente do Legislativo Municipal, Leonardo de Olveira Dutra, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Diego Rodrigo da Silva, o Secretário Municipal de Governo, Ricardo Itaborahy Soares, o Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, Teci Luthier e os Coordenadores Censitários de Área do IBGE, Sr. Sérgio Abritta, Sr. Danilo Pereira de Almeida e o Sr. Lucas Machado, que esclareceram em detalhes todos os procedimentos para o Censo 2022.

Os objetivos da reunião foram:

- Informar autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico 2022;

- Reforçar a importância do Censo Demográfico 2022 para o planejamento público e privado;

- Informar que os dados do Censo Demográfico 2022 servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM;

- Informar sobre como e quando será feito o trabalho em campo, e reconhecer a equipe do IBGE;

- Acompanhar as etapas do censo, com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados;

- Ajudar o IBGE na divulgação dos processos seletivos, bem como a obter postos de coleta e locais de treinamento; e

- Ajudar na divulgação do Censo para a sociedade.

Segundo informações do Instituto, o Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. Realizar um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa que significa percorrer cerca de 8 milhões de km², visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.

O Censo Demográfico necessita da cobertura do território para garantir que todos os domicílios do país sejam visitados, associados e localizados adequadamente. Para tanto, o IBGE emprega duas ferramentas: a Base Territorial e o Cadastro de Endereços. A Base Territorial, por meio de mapas e cadastros, permite determinar a localização dos domicílios em relação às estruturas territoriais (divisas e limites) e aos setores censitários.

O Setor Censitário é uma unidade territorial de coleta e divulgação de dados estatísticos do IBGE. Cada setor censitário corresponde a uma porção em que o território nacional é fragmentado, considerando as estruturas territoriais, para permitir o levantamento das informações estatísticas dentro do prazo determinado para a coleta.

Para o próximo Censo o Município contará com:

01 posto de coleta;

Equipe:

CCS: 01;

ACM: 01;

ACS: 04;

Recenseadores: 25;

Setores Censitários: 60.

População - CENSO 2010: 25.057

População 2021 (estimativa): 26.530

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno e as entidades participantes da reunião estarão prestando apoio ao IBGE na divulgação dos processos seletivos com: concessão de espaço em mídias locais, distribuição de material de divulgação em locais estratégicos, apoio de líderes locais, carros de som etc. A divulgação dos PSSs nos municípios é primordial para a adesão da população aos processos, garantindo ao IBGE uma melhor seleção das equipes, e por consequência, uma maior qualidade da operação censitária como um todo.

O Censo 2022 também já possui um hotsite onde toda a sociedade poderá encontrar informações sobre essa grande operação. No site é possível acessar os questionários que serão aplicados na pesquisa, assim como outras informações. https://censo2022.ibge.gov.br/

É importante frisar que durante a coleta o recenseador estará uniformizado com colete e boné e poderá ser identificado através do crachá e QR Code. No site https://respondendo.ibge.gov.br/ é possível verificar a identidade do entrevistador do IBGE.

MATERIAIS DIGITAIS

No site do IBGEeduca, serão disponibilizados diversos materiais de divulgação do Censo para crianças, jovens e professores: E-book – neste material, elaborado pelo portal do IBGEeduca, os professores encontrarão diversos planos de aula com informações sobre o Brasil e novas atividades pedagógicas. Vídeos, materiais e brincadeiras – além do ebook, o portal do IBGEeduca disponibiliza diversos materiais para serem trabalhados em sala de aula e muitas brincadeiras educativas para o público infantil.

MATERIAIS DIGITAIS, acesse:  www.educa.ibge.gov.br

Além dos conteúdos sobre o Censo, o IBGEeduca (educa.ibge.gov.br) disponibiliza diversas outras informações sobre o Brasil para crianças, jovens e professores. E os professores podem enviar relato de suas atividades pedagógicas que tenham realizado com materiais e conteúdos do IBGE, para o Blog do Professor - um espaço onde educadores compartilham sua experiência em levar informações do Brasil para as salas de aula.

Dúvidas e sugestões: ibge.educa@ibge.gov.br