Reajuste salarial dos Servidores Municipais foi um dos quatro projetos aprovados na Primeira Reunião Ordinária do ano

por Câmara Municipal publicado 24/01/2018 10h17, última modificação 24/01/2018 10h17
Chefe do Executivo e Secretário Municipal de Fazenda relatam sobre a situação financeira do Município para o ano vigente

Na primeira Reunião Ordinária da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, na noite da última terça-feira (23/01), presidida pelo vereador Írio Henriques Furtado Filho, que assumiu a administração da Casa de Leis para a Sessão Legislativa de 2018, os vereadores aprovaram por unanimidade quatro projetos de Lei que concedeu reajuste salarial aos servidores públicos municipais e aos agentes políticos.

Na oportunidade, estiveram presentes no plenário da Casa de Leis e utilizaram a tribuna livre o Excelentíssimo Prefeito Municipal de São João Nepomuceno, Sr. Ernandes José da Silva e o Ilustríssimo Secretário Municipal de Fazenda, Sr. Roberto Isaías de Almeida Santos, que trataram de assuntos relacionados à situação financeira do Município, em especial sobre os repasses constitucionais.

O Prefeito Municipal iniciou a sua fala parabenizando a nova Mesa Diretora que assumiu a administração do legislativo e desejou a todos os vereadores uma excelente condução dos trabalhos na missão da representatividade do nosso Município. Ele também salientou sobre a condição financeira do país, do Estado de Minas Gerais e do próprio Município, em que afirmou que irá trabalhar alinhado com a população no intuito de realizar uma parceria e estar presente em todas as situações para atender os anseios sociais no sentido de fazer uma recuperação da imagem da instituição pública. No que diz respeito às transferências constitucionais, a falta de repasse do FUNDEB, ICMS, IPVA, segundo o prefeito, estão atrasados e deixando a administração pública numa situação lastimosa e de difícil condução a longo prazo se esses repasses não forem regularizados.

O Secretário Municipal de Fazenda, Sr. Roberto Isaías de Almeida Santos, afirmou que o fundo de participação municipal repassado pelo governo federal, no fim do ano de 2017, foi utilizado em quase cem por cento do valor para o pagamento de recursos da educação básica e a regularidade do pagamento dos servidores municipais. O IPVA até o momento foi repassado R$ 137.000,00 (cento e trinte e sete mil reais), sendo que no mesmo período, no ano passado, o repasse foi em torno de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), fechando janeiro com R$ 760.000,00 (setecentos e sessenta mil reais).

O Projeto de Lei nº. 02, de 23 de janeiro de 2018, que reajusta o salário dos servidores municipais foi levado à votação e foi aprovado pela totalidade dos vereadores presentes. Com a sua aprovação, os servidores irão ter um reajuste salarial de 3% nos seus vencimentos, com o escopo de preservar o valor aquisitivo da moeda e recompor as perdas ocasionadas pelo processo inflacionário.

O presidente da Câmara, vereador Írio Henriques, disse que a aprovação do projeto que reajusta os salários dos servidores do Município corrige o percentual anual e ainda ultrapassa quase 0,5% de aumento efetivo. Na reunião, todos os vereadores enalteceram a iniciativa do Prefeito Ernandes, dizendo que o reajuste era necessário e representa respeito ao trabalhador e valorização profissional dos servidores.

Para o presidente da Câmara Municipal, o Legislativo aprovou o projeto levando em consideração que o reajuste é direito do trabalhador. “Sabemos que todo o Brasil passa por dificuldades e a nós, do Poder Legislativo, cabe aprovação por se tratar do direito do trabalhador público”, afirmou Írio Henriques.

O Projeto já foi encaminhado para o Poder Executivo Municipal, para que se torne Lei, e após sancionado beneficiará todo o quadro de funcionários da  administração pública.

O Projeto de Lei nº. 05, de 23 de janeiro de 2018, que “Fixa o percentual de revisão geral anual a ser concedido aos servidores da Câmara Municipal de São João Nepomuceno e dá outras providências”, também foi aprovado por unanimidade e seguiu a mesma linha do projeto dos servidores do Executivo.

Outro projeto aprovado em Plenário foi o de nº. 03, de 23 de janeiro de 2018, que “Dispõe sobre a revisão geral anual dos subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários do Município de São João Nepomuceno-MG e dá outras providências, teve o reajuste de 2,07% conforme lei vigente no Município, seguido pelo Projeto de Resolução nº. 02, de 23 de janeiro de 2018, que “Fixa o percentual de revisão geral anual a ser concedido aos Vereadores do Poder Legislativo de São João Nepomuceno”, também com o reajuste de 2,07%.

Os vereadores também realizaram várias reivindicações que serão encaminhadas ao Chefe do Executivo e às Secretarias responsáveis, além de solicitar que as mesmas sejam atendidas para o bem de toda a comunidade.

Nossa próxima Reunião Ordinária está marcada para o dia (06/02), com início às 19:00h.

Contamos com a sua participação! Faça valer a sua cidadania!