Projetos que institui a Câmara Mirim e visam homenagear cidadãos que se destacam no Município foram os destaques da noite Legislativa

por Comunicacao publicado 09/11/2022 15h03, última modificação 09/11/2022 15h03
Vereadores mirins participaram da reunião e conheceram as instalações do Poder Legislativo

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou na noite do dia (08/11), com início às 19:00h, as suas 12ª e 13ª Reuniões Extraordinárias da Sessão Legislativa de 2022 com a aprovação de 18 projetos de autoria da Casa de Leis.

Visando homenagear os cidadãos e empresas que se destacam socialmente no Município de São João Nepomuceno, a Câmara aprovou os Projetos de Lei  de nº 83/2022, que “Concede o Título de Cidadania São-joanense à Dra. Monique Quina de Freitas”; nº 85/2022, que “Concede o Título de Cidadania São-joanense ao Investigador de Polícia Cláudio Luis dos Santos Costa”; nº 89/2022, que “Concede o Título de Cidadania São-joanense ao Sr. José Dário Gomes”; nº 90/2022, que “Concede o Título de Cidadania São-joanense ao Reverendíssimo Padre Cláudio Machado”; nº 101/2022, que “Concede o Título de Cidadania São-joanense ao Sr. José Rodrigues”, nº 84/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Geraldo Marcos da Silva”; nº 87/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Arquiteto Thoni Litsz”; nº 88/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito à Sra. Iara Cristina da Silva Fonseca Candiá”; nº 94/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Geraldo Magela Rabello”; nº 95/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Pop’s Restaurante”; nº 96/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito à Dra. Ana Claudia Dias Souza Figueiredo”; nº 98/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Dr. Jose Antonio Galvão Duarte de Oliveira”; nº 99/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Luiz Heleno Gonçalves”; nº 100/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito à Sra. Caroline dos Santos Vidal”; nº 102/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Alberto de Castro Evangelista”; nº 103/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito à Mecânica Carneirinho Ltda.”; e nº 104/2022, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Ricardo Alves Rabello”.

Após a eleição do Vereadores Mirins, do Projeto Câmara Mirim, ocorrida nas escolas de ensino fundamental no Município de São João Nepomuceno no dia (07/11), os alunos eleitos e seus suplentes participaram da Reunião Extraordinária e conheceram os departamentos do nosso Legislativo e toda infraestrutura que dá suporte aos nossos representantes públicos.

Dentre as ações programadas eles conhecerão os processos políticos do Legislativo são-joanense, auxiliando os nossos representantes com sugestões de proposições para o benefício da população e das instituições do Município, além de conhecer o dia a dia da Casa Legislativa.

Neste sentido, também foi aprovado na reunião o Projeto de Lei nº 97/2022, que “Altera a Lei nº. 2.617, de 20 de agosto de 2009, que ‘Institui a Câmara de Vereadores Mirins no Poder Legislativo do Município de São João Nepomuceno e dá outras providências’”, de autoria da Mesa Diretora.

A normatização proposta nesta matéria tem o objetivo de possibilitar a realização de atividades extras no âmbito da Câmara Mirim, visando estimular ainda mais a cultura democrática e a participação política e cidadã dos alunos do Ensino Fundamental das Escolas participantes do Programa.

Dentre as atividades, está inclusa a possibilidade da realização de gincanas com premiações, a fim de envolver os demais alunos com o Projeto Câmara Mirim, levando conhecimento sobre os temas afetos, principalmente sobre a Constituição Federal, através de uma dinâmica mais atrativa.

Dessa forma, todos os alunos envolvidos no Projeto irão aprender sobre o tema, de uma forma lúdica e divertida, estimulando o conhecimento através de uma prática saudável e com total integração com as Escolas participantes.

Mais informações sobre os projetos aprovados nesta reunião estarão disponíveis no portal oficial do Legislativo, após a sanção do Poder Executivo.