Procuradoria Especial da Mulher recebe as parlamentares Ione Barbosa e Sheila Pedrosa numa palestra dedicada ao Mês Agosto Lilás

por Comunicacao publicado 15/08/2023 10h18, última modificação 15/08/2023 10h18
Deputadas relataram as dificuldades encontradas pelas mulheres ao denunciar as violências físicas e psicológicas praticadas pelos agressores dentro do próprio lar

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno, através da Procuradoria Especial da Mulher, recebeu as parlamentares e delegadas Dra. Ione Barbosa, e Dra. Sheila Pedrosa, em comemoração ao mês Agosto Lilás, dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

As vereadoras responsáveis pela Procuradoria Especial da Mulher, Ana Paula Callegaro da Silva, Eluza Salvador Côrtes, e Fabiana Ferreira de Andrade, receberam as deputadas em uma noite preparada especialmente para o público feminino. Também participaram do evento os Vereadores Sebastião Carlos Barbosa (Presidente do Legislativo), Herculano Badoco Filho, Irio Henriques Furtado Filho, Leonardo de Oliveira Dutra, José Maria de Almeida, além da presença da advogada Monique Quina (Especialista em Advocacia Feminina e Direitos da Mulher).

O evento aconteceu no dia (14/08), no Museu Histórico Municipal, em que as deputadas palestraram e relataram sobre as suas atuações no campo político e profissional em defesa das mulheres e as relações entre as diferentes formas de opressão.

Para elas, a convivência dentro de casa gera conflitos e desentendimentos, é inerente às relações humanas, sendo que a falta de entendimento muitas vezes culmina em atos de agressividade e violência, dos quais as mulheres são o principal alvo.

E uma das grandes responsáveis pela defesa e conscientização pelo fim da violência contra à mulher é a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e hoje completa 17 anos, surgindo da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. 

Nossa Casa de Leis agradece a presença das parlamentares que gentilmente aceitaram o convite para essa palestra de suma importância e participação neste assunto de relevância política e social, além de transmitir seus conhecimentos profissionais sobre a atuação na luta cotidiana da mulher.

O objetivo deste encontro foi dar visibilidade ao tema “Violência Contra a Mulher não tem Desculpa, tem Lei” e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, informando sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero.