Posse dos Vereadores Mirins é motivo de orgulho e felicidade para pais, vereadores, direção e professores das escolas participantes

por Comunicacao publicado 17/11/2022 10h45, última modificação 03/01/2023 15h51
Conversar sobre os processos políticos com os jovens é importante para a formação de sua cidadania

A noite da última quarta-feira, (16/11), foi inesquecível para 18 jovens das 05 escolas participantes que prestaram juramento em função da posse dos 09 titulares e 09 primeiros suplentes dentro do Programa Vereador Mirim, em sua segunda edição realizada pela Câmara Municipal de São João Nepomuceno.

Além de promover a aproximação entre a Câmara de Vereadores e as escolas, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre Administração Pública e seu contexto na sociedade brasileira. As experiências irão contribuir na formação pessoal, além de preparar líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos.

Em um ambiente onde os vereadores deram espaço para os vereadores mirins, a áurea era de satisfação, alegria, sentimento do dever cumprido e, acima de tudo, uma verdadeira aula de cidadania proporcionada pelo Programa que terá um ano de duração a partir da posse oficial realizada nesta data, quando também da posse da Mesa Diretora que irá comandar os trabalhos até o próximo ano.

Presente na Mesa de Trabalhos, o Presidente da Câmara, Francisco Baptista, destacou aos vereadores mirins que aproveitem o momento que a vida está oferecendo. “Que belo exemplo de cidadania vocês estão dando. Usem a porta que se abre com responsabilidade, que ela sirva como uma semente, e que levem para as suas escolas o que estão aprendendo nesta Casa Legislativa. Parabéns ao Poder Legislativo por esta aula de cidadania”, destacou o presidente.

Autoridades, diretores e representantes das escolas prestigiaram a solenidade. Na oportunidade também foi realizada a eleição da Mesa Diretora pelos vereadores mirins. Concorreram duas chapas e a vencedora foi a chapa 1, sendo eleito como presidente, o Vereador Mirim Tarço Faria Melo. Felipe Mariano de Freitas foi eleito vice-presidente, e Carlos Eduardo Braz da Silva, como secretário da Casa de Leis.

Todos os vereadores da Casa Legislativa deram as boas-vindas aos jovens e desejaram um mandato de muito aprendizado. Ressaltaram também a oportunidade única que estão tendo, pois este é o momento de trazer as reivindicações da sociedade, salientando o trabalho em equipe e a conquista dos objetivos.

Entre as metas do programa está o fato de proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, Leis e atividades legais da Câmara Municipal, possibilitar aos estudantes o acesso e o conhecimento sobre os trâmites legislativos, bem como as propostas apresentadas na Câmara em prol da comunidade, favorecer atividades de discussão e reflexão sobre problemas de nosso Município que mais afetam a população.

Vereadores Mirins eleitos

Escola Municipal “Dr. Augusto Glória”

- Matheus Henrique de Oliveira Furtado

Veradora Mirim Suplente:

- Ana Clara Callegaro de Souza

Escola Municipal “Cívico Militar – CAIC – Três Marias”

Vereador e Vereadora Mirim Titulares:

- Maria Eduarda Gonçalves de Abreu

- Felipe Mariano de Freitas

Vereador e Vereadora Mirim Suplentes:

- Kauene Gomes de Oliveira

-João Pedro Oliveira de Freitas

Escola Municipal “Dr. Péricles Vieira de Mendonça”

Vereador e Vereadora Mirim Titulares:

- Tarço Faria Melo

- Beatriz de Abreu Santos

Vereador e Vereadora Mirim Suplentes:

- Luiz Fernando Andrade de Oliveira

- Samara Euzébio da Silva

Escola Estadual “Professor Gabriel Arcanjo De Mendonça”

- Yago Silva Fritz

Verador Mirim Suplente:

Matheus Henrry de Luna da Silva

Escola Estadual “Dr. Francisco Zágari”

Vereadores Mirins Titulares:

- Carlos Eduardo Braz da Silva

- Ícaro Carmo Oliveira Santiago da Silva

Vereadores Mirins Suplentes:

- Ricardo Soares Pereira

- Fabio Gabriel Lambert Cardoso

Escola Estadual “Oswaldo Cruz”

- Kaio Fabio de Souza Silva

Vereador Mirim Suplente:

- Bruno Henrique Pontes

A Câmara Municipal agradece as escolas participantes, pais, diretores e professores que proporcionaram este momento ímpar de cidadania e inclusão dos nossos jovens estudantes nas questões que envolvem os interesses da nossa sociedade.

Por Marco Almeida