POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SÃO DISCUTIDAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

por Comunicacao publicado 31/05/2023 15h35, última modificação 31/05/2023 15h36
Debates com especialistas, autoridades e familiares enriqueceram o evento

Com intuito de discutir os avanços e desafios para a execução de políticas públicas da pessoa com deficiência na cidade de São João Nepomuceno, a Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou sua 1º Audiência Pública da Sessão Legislativa de 2023, nesta terça-feira (30), com a presença de pessoas com deficiência, familiares, autoridades e representantes de entidades que atendem estas pessoas, bem como de órgãos e secretarias municipais que executam ações voltadas a este público.

O tema da audiência foi: "A promoção das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência".
CONVIDADOS DEBATEDORES:

- Dra. Alessandra Moraes Fernandes - Advogada dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da cidade de Juiz de Fora;

- Sra. Alcina Mattos da Rocha Gonçalves - Técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde;

- Sra. Paula Pinto Danelon - Secretária Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano;

- Sr. Silas de Abreu Guimarães - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPEDE);

-Sra. Orcilene Maria de Souza Martins - Diretora da Escola Girassol de Educação Especial;

- Sra. Fernanda Albertoni Silva - Mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista;

E Sra. Liliane Ribeiro Barroso - Assessora educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Seguindo o Regimento Interno da instituição legislativa, cada debatedor teve o prazo de 20 (vinte) minutos para expor o assunto proposto, prorrogável a juízo do presidente, não podendo ser interrompido.

Os Vereadores inscritos também tiveram 05 (cinco) minutos para interpelar os debatedores, que dispuseram de igual tempo para responder, facultadas a réplica e a tréplica, pelo mesmo prazo.

Os cidadãos inscritos tiveram 03 (três) minutos para expor suas ideias, como o debatedor teve o mesmo prazo para réplica.

O evento também contou com a presença da Mesa Diretora da Câmara, composta pelos Vereadores Sebastião Carlos Barbosa (presidente), Ana Paula Callegaro da Silva (vice-presidente), e Irio Henriques Furtado Filho (secretário).
A audiência foi realizada atendendo ao Requerimento dos Vereadores Ana Paula Callegaro da Silva, Eluza Salvador Côrtes, Fabiana Ferreira de Andrade, Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo e José Maria de Almeida. O Vereador Leonardo de Oliveira Dutra também compôs a mesa de autoridades.

A Audiência teve um caráter especialmente educativo para todos que estiveram presentes, devido aos relatos de especialistas, debatedores, vereadores e familiares que lidam diariamente na busca pela educação inclusiva e por espaços públicos e privados que aceitem a todos com igualdade.

O vídeo da audiência pública está disponível, na íntegra, no nosso canal oficial no YouTube.

A Câmara Municipal manifesta seu apoio incondicional ao senso de justiça e respeito à igualdade de direitos.