Parlamento Jovem Minas é implantado na Câmara

por Comunicacao publicado 25/04/2022 16h05, última modificação 26/04/2022 14h28
Saúde Mental do Jovem é o tema deste ano no PJ Minas

Na tarde da última terça-feira, (25/04), a Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou uma Sessão Solene cujo o objetivo foi a  implantação do Parlamento Jovem Minas no Município de São João Nepomuceno com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo; o Procurador do Município de São João Nepomuceno, Michel Alves de Souza; a Senhora Maíra Araújo Costa e Ferreira, Inspetora Escolar da Superintendência Regional de Ensino Juiz de Fora; a Senhora Belkis Cavalheiro, Secretária Municipal de Educação, Desporto e Lazer.

Também estiveram presentes na Reunião Solene os representantes do Legislativo: Vereadora Ana Paula Callegaro da Silva; Vereadora Fabiana Ferreira de Andrade; Vereador Herculano Badoco Filho; Vereador Irio Henriques Furtado Filho; e o Vereador Leonardo de Oliveira Dutra. A Reunião Solene teve a participação do Mestre de Cerimônias, Luís Carlos Dutra.

O QUE É O PARLAMENTO JOVEM DE MINAS?

Em 2021, o Parlamento Jovem de Minas completou 18 anos. Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos Municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

Em 2022, o Parlamento Jovem de Minas vai debater e formular propostas sobre o tema Saúde mental do jovem. Esse assunto foi escolhido pelos estudantes do ensino médio participantes do projeto, em votação remota realizada no mês de setembro de 2021.

OS SUBTEMAS ABORDADOS SÃO:

Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental

Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental

Uso saudável das novas tecnologias

O PJ MINAS é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas Câmaras Municipais mineiras.

Representando as escolas que fazem parte do parlamento jovem nesta edição, também participaram da reunião: a Diretora da Escola Estadual “Dr. Francisco Zágari”, Rosimeri de Mendonça Torres; o Professor do Colégio Apoio, Antônio Mauricio Barbosa; a Professora da Escola Estadual “Oswaldo Cruz”, Karina Rocha Barbosa Leite; o Professor da Escola Estadual “Francisco Zágari”, Walter Marcelo Gomes; a Coordenadora do CAPS de São João Nepomuceno, Monyanna Bertolini Amorim; e a Coordenadora Municipal do Parlamento Jovem Minas, Maria Cristina Corrêa Sarmento.

E representando os estudantes do Ensino Médio, o aluno da Escola Municipal “Oswaldo Cruz”, Saimon de Oliveira Galdense, falou sobre a importância e comprometimento dos jovens na participação da política municipal e nas esferas estadual e federal, além de incentivar a participação de vários estudantes que integrarão o PJ Minas no  Município.

Nesta edição, o Parlamento Jovem tem a participação das seguintes escolas de São João Nepomuceno:

•           COLÉGIO APOIO

•           ESCOLA ESTADUAL “FRANCISCO ZÁGARI” DE TARUAÇU.

•           ESCOLA ESTADUAL “OSWALDO CRUZ”.

OBJETIVOS DO PJ MINAS

Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.

Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu Município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Autoridades e professores falaram sobre a grande importância dos jovens nos debates políticos e no envolvimento das causas sociais, com a elaboração de novas ideias que podem surgir através das dinâmicas oferecidas pelo PJ no Município.

É neste sentido que a Câmara Municipal de São João Nepomuceno abre espaço para o jovem propor e discutir novos temas que podem ser implementados no Município e, principalmente, integrar e orientar os jovens sobre as necessidades da nossa sociedade e a sua visão para o futuro como novos e grandes gestores públicos.

A Câmara agradece a todos que colaboraram com este momento ímpar na implantação do Parlamento Jovem para a nossa municipalidade.