Jovens integrantes do PJ 2023 participaram da etapa da Plenária Municipal

por Comunicacao publicado 23/06/2023 09h45, última modificação 23/06/2023 15h23
Fortalecimento da cidadania começa pela inserção dos jovens nas relações políticas e sociais

Na noite da última quinta-feira (22/06), os alunos do Ensino Médio integrantes do Parlamento Jovem 2023 realizaram a Plenária Municipal, momento em que são analisadas e votadas as melhores propostas sobre o tema dessa edição: "Jovem e Mercado de Trabalho". As ideias escolhidas para a inserção e permanência dos jovens no mercado de trabalho comporão o Documento Base, que será entregue na Casa Legislativa para as próximas etapas do programa.

As propostas debatidas, votadas e aprovadas foram:

- SUBTEMA I - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE TRABALHO:

Criar um site/plataforma estatal com um banco de dados digital, em que o jovem aprendiz pudesse criar seu curriculum baseado em competências individuais, como também sua própria empresa ou ser contratado por uma empresa já existente.

- SUBTEMA II - ESCOLARIDADE E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL:

Fomentar escolas profissionalizantes nos municípios com o aproveitamento de espaços públicos já existentes, proporcionando cursos presenciais e/ou online utilizando uma plataforma estatal, considerando pesquisas nas cidades e entre os jovens.

- SUBTEMA III - JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E INCLUSÃO NO TRABALHO:

Criar programas estaduais que ofereçam vagas de empregos temporários e comunitários socioeconomicamente para jovens vulneráveis seguindo a lei do Estatuto da Criança e Adolescente.

_________

A Plenária foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, Sebastião Carlos Barbosa, que realizou a abertura do evento, e também contou com a presença dos Vereadores Eluza Salvador Côrtes, Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo, e o Presidente da Câmara Municipal de Descoberto, Orlando Luiz de Mendonça Lima.

O presidente da Câmara, Sebastião Carlos Barbosa, parabenizou a todos, professores e alunos, pelos excelentes trabalhos realizados em prol das atividades desempenhadas sobre o tema deste ano.

"É com muita alegria que realizamos mais uma etapa do Parlamento Jovem. Sem as parcerias com as escolas jamais alcançaríamos os objetivos comuns, que é proporcionar aos jovens essa aproximação com o Poder Legislativo, discutindo propostas que possam melhorar a vida de cada cidadão e, principalmente, dos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho", afirmou o presidente.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de São João Nepomuceno e contou com a votação de sugestão do tema para o PJ 2024 “Avanços da Tecnologia e os Impactos nos Jovens e na Sociedade”, escolhido pelos alunos do programa.

No mesmo evento, os jovens também priorizaram as três melhores propostas de cada subtema, que serão levadas para votação na Plenária Regional, a ser realizada em Juiz de Fora- MG, reunindo as cidades de São João Nepomuceno, Guarani, Descoberto, Astolfo Dutra, Goianá e Lima Duarte.

Com isso, é dado início à construção coletiva de ideias que, depois de debatidas por jovens de todo o estado, na Plenária Estadual em Belo Horizonte, chegarão às mãos dos deputados estaduais e poderão impactar a vida de todos os jovens mineiros.