Jovens do PJ Minas 2022 preparam documento para a Plenária Final

por Comunicacao publicado 23/09/2022 08h32, última modificação 23/09/2022 08h32
Propostas sobre saúde mental foram analisadas nos grupos de trabalho

Na última quinta-feira (22/09), os estudantes do ensino médio que participam do Parlamento Jovem 2022 se dividiram em três grupos de trabalho para preparar as sugestões de propostas para a etapa final.

O presidente da Câmara Municipal de São João Nepomuceno Francisco Baptista está acompanhando as discussões e os interesses dos jovens participantes na etapa estadual e afirmou que o jovem deve ter voz e vez nas questões política que envolvem o desenvolvimento do Município e do nosso Estado formando desde cedo a opinião e o senso político dos estudantes.

“Foi muito gratificante proporcionar a esses jovens essa interação com as dinâmicas de discussão, votação e aprovação dos temas necessários para eles e para todos os jovens do nosso estado. Eles aprenderam como funciona todo o processo legislativo e é surpreendente a posição que eles tomaram ao entorno de temas tão relevantes para a sociedade e para o ingresso deles no mercado de trabalho que será o tema do próximo parlamento em 2023.

Na oportunidade também estavam presentes a Coordenadora Municipal do PJ em São João Nepomuceno Cristina Sarmento, e o professor do Ensino Médio Antônio Maurício, que brilhantemente acompanharam e reforçaram o aprendizado dos jovens para que chegassem na última etapa que está sendo realizada em Belo Horizonte.

Reunidos em grupos de trabalho os jovens se debruçaram sobre as propostas de ações e políticas públicas sobre o tema desta edição, Saúde Mental do Jovem. Essas sugestões vêm sendo elaboradas desde a etapa municipal do projeto e, nesta sexta (23/09), passarão pelo crivo final dos estudantes, a partir das 10 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Após a votação, o Documento Final do Parlamento Jovem de Minas 2022 será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, que é encarregada de analisar as propostas e transformá-las em requerimentos de providências, projetos de lei e outras iniciativas. Para 2023, os estudantes também já votaram e elegeram o tema que norteará a edição: Jovem e Mercado de Trabalho.

DINÂMICA

Três grupos trabalharam na última quinta-feira, cada um deles com um dos subtemas da edição: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias. As reuniões foram realizadas na Escola do Legislativo, que coordena o PJ Minas na ALMG.

PUC Minas garante apoio aos jovens e ao projeto

Parceira do PJ Minas desde o início do projeto, a PUC Minas também esteve na Escola do Legislativo para um suporte aos jovens. Júnia Aparecida Ferreira, da Pró-Reitoria de Extensão da universidade, explicou que estudantes de psicologia estavam disponíveis para dialogar com os jovens caso fosse identificada alguma necessidade de acolhimento.

Alunos de Relações Internacionais, Ciências Sociais, História e Geografia também acompanharam as discussões. Esse grupo de extensionistas debate a formação política e apoiou o PJ Minas de 2022 com indicações de filmes sobre saúde mental e elaboração de vídeos e materiais didáticos e pedagógicos.

Ainda nesta sexta-feira os alunos do Município de São João Nepomuceno que participaram das etapas municipal e regional estarão presentes na capital mineira para presenciar a fase final dos debates e ao mesmo tempo dar continuidade ao processo social e político que aprenderam durante todo o percurso das fases do PJ 2022.