Jovens da Câmara Municipal de São João Nepomuceno participam de encontro do Parlamento Jovem no Museu Mariano Procópio

por Comunicacao publicado 27/06/2025 13h37, última modificação 27/06/2025 13h37
Evento marcou início da etapa regional do PJ Minas 2025 e reuniu estudantes de dez cidades do Polo Zona da Mata II

Os jovens participantes do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São João Nepomuceno estiveram em Juiz de Fora na última quinta-feira, 26, para uma visita ao Museu Mariano Procópio, durante o 2º Encontro Regional do Parlamento Jovem (PJ Minas) 2025. A atividade integrou estudantes de dez municípios que compõem o Polo Zona da Mata II e marcou o início da etapa regional do projeto, que neste ano discute o tema “Juventude e Direitos Culturais”.

Além dos estudantes são-joanenses, também participaram do evento a coordenadora do PJ na Câmara Municipal de São João Nepomuceno, Cristina Sarmento, o professor Antônio Maurício, o servidor Ismael Girardi e o assessor responsável pela comunicação da Câmara, Marco Almeida. A comitiva acompanhou as atividades propostas e reforçou o compromisso do Legislativo municipal com a formação cidadã e a valorização da cultura entre os jovens.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o parque do museu, o prédio histórico e a Villa Ferreira Lage, que abriga o segundo maior acervo do país sobre o período imperial. A programação incluiu também orientações sobre os próximos passos da etapa regional do PJ e momentos de confraternização entre os grupos.

A visita foi um momento importante de aprendizado e integração, como destacou a gerente de ações culturais do Museu Mariano Procópio, Juliana Garcia: “Essa experiência individual, em um momento de plenária que eles vivem, ajuda no entendimento do acesso à cultura, da cultura como direito, e engrandece a sensação de pertencimento e identidade”.

O coordenador do PJ em Juiz de Fora, Marco Polo Germano, reforçou o propósito do evento: “A ideia é sair da burocracia e conectar os estudantes ao tema, para que eles se apropriem desses espaços e compreendam, na prática, o que significa cultura como direito”.

A etapa regional do PJ Minas segue ao longo do segundo semestre com a realização dos grupos de trabalho e da Plenária Regional, quando serão definidas as propostas que representarão o Polo Zona da Mata II na Plenária Estadual, em Belo Horizonte.

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de São João Nepomuceno