Iniciada a instalação de painéis solares no prédio da Câmara

por Comunicacao publicado 28/01/2022 16h19, última modificação 28/01/2022 16h19
A Câmara Municipal de São João Nepomuceno é o primeiro prédio público do Município a investir nessa tecnologia de placas solares

Nesta semana, (24/01), foi dado início ao processo de instalação dos painéis solares no prédio da Câmara Municipal, este que é um projeto iniciado em 2021 na gestão do Presidente Leonardo de Oliveira Dutra, e será concluída no mandato do atual Presidente Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo, prevista ainda para o início do mês de fevereiro.

Nas palavras do Presidente, Vereador Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo, “A proposta é que a Câmara Municipal se torne referência, sendo o primeiro prédio público do Município a buscar inciativas mais sustentáveis para sua estrutura. Esperamos com essa ação impulsionar outros projetos nessa linha sustentável para o Município, buscando enquanto Câmara de Vereadores contribuir para uma educação para a sustentabilidade. ”

A energia solar tem conquistado cada vez mais empresas e residências no Brasil. Nesse sentido, com o barateamento da tecnologia e a crescente preocupação com o meio ambiente, a geração de energia fotovoltaica tem se estabelecido como tendência para os próximos anos.

O Setor de Finanças e Planejamento da Câmara Municipal cita os pontos positivos da implantação do sistema de geração de energia solar, sendo: um recurso completamente renovável, limpo e que não causa nenhum tipo de poluição, nem sonora, nem visual; uma das mais baratas maneiras de se produzir a própria energia; a vida útil do painel pode durar até 25 anos e o prazo de retorno dos investimentos é de aproximadamente 4,5 anos; a economia total na conta de luz pode chegar até 95%, e além disso, para sistemas conectados à rede (on-grid), toda energia excedente vira créditos com validade de até cinco anos. Transparência em primeiro lugar!