Gincana do Saber promovida pela Câmara é sucesso entre os alunos do ensino fundamental

por Comunicacao publicado 13/12/2022 11h55, última modificação 03/01/2023 15h50
Torcidas das escolas abrilhantaram o evento com muita euforia e vibração

Com direito à torcida e transmissão ao vivo pela TV Câmara, jovens do ensino fundamental II de 06 escolas públicas participaram da 1ª Gincana do Saber, respondendo a perguntas sobre a Constituição Federal, estudando o livro Constituição em Miúdos, da autora Madu Macedo. A grande final aconteceu na última segunda-feira (12/12), na Sede do Clube Trombeteiros de Momo, realizado pelo Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, com parceria da Secretaria de Educação Municipal.

A abertura oficial da grande final foi feita pelo presidente da Câmara,    Vereador Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo, e pela Coordenadora do evento, a Servidora Cristina Sarmento. Também estiveram presentes na Gincana do Saber as Vereadoras Ana Paula Callegaro da Silva, Eluza Salvador Côrtes, Fabiana Ferreira de Andrade, além dos Vereadores Irio Henriques Furtado Filho e Sebastião Carlos Barbosa.

O Prefeito Municipal Ernandes José da Silva, e o Procurador do Município Michel Alves, também prestigiaram o evento e elogiaram a iniciativa do Poder Legislativo ao promover a parceria com a Secretaria de Educação em benefício do conhecimento dos direitos civis e políticos dos jovens para a formação de cidadãos mais conscientes sobre as políticas públicas.

A idealizadora da Gincana do Saber, Madu Macedo, autora das obras da Coleção em Miúdos I e II, prestigiou remotamente o evento, além dos professores que coordenaram as didáticas na fase de estudos sobre o livro.

O evento contou com a participação dos apresentadores André Manzo e Márcio Sabones, que abrilhantaram a Gincana com muita diversão e perguntas relacionadas ao tema proposto.

A primeira edição do projeto da Câmara de São João Nepomuceno teve a participação de seis escolas:  Escola Municipal De. Augusto Glória, Escola Municipal Cívico Militar (CAIC), Escola Municipal Dr. Péricles Vieira de Mendonça, Escola Estadual Dr. Francisco Zágari, Escola Estadual Prof. Gabriel Arcanjo de Mendonça, e Escola Estadual Oswaldo Cruz.

Após a primeira e segunda fase de perguntas, as escolas Dr. Augusto Glória e Dr. Péricles Vieira de Mendonça foram as grandes finalistas, gabaritando as duas fases. Já na fase final, a Escola Dr. Augusto Glória foi a grande campeã respondendo corretamente à pergunta desempate.

O projeto promovido pela Câmara Municipal de São João Nepomuceno tem o objetivo de estimular os jovens e sensibilizar professores, funcionários de escolas e pais de alunos para participarem e apresentarem sugestões para o seu aperfeiçoamento; proporcionar o contato entre alunos e as políticas públicas, além da sua importância no contexto das atividades do Poder Legislativo nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

A Câmara Municipal agradece a contribuição de todos os professores envolvidos nesta dinâmica de aprendizado ao estimular nossos jovens neste passo para a cidadania.

Por Marco Almeida