Coordenador responsável pelo Parlamento Jovem Minas na região apresenta o programa para alunos do ensino médio no Município

por Comunicacao publicado 17/11/2021 16h50, última modificação 17/11/2021 16h50
O objetivo é estimular a formação política dos jovens, conduzi-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes para a sociedade

Com o principal objetivo de estimular e de trazer conhecimento para os jovens com a política social, a Câmara Municipal de São João Nepomuceno aderiu ao programa “Parlamento Jovem” que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais- ALMG, desenvolvida a partir de uma parceria entre a ALMG e as Câmaras Municipais de diversas cidades do Estado, as quais são organizadas em polos regionais. A cidade de Juiz de Fora é uma das sedes desses polos.

Além de estimular a formação política dos jovens, conduzi-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes para a sociedade, o programa também busca propiciar um espaço para vivência em situações de ensino e pesquisa e, ao mesmo tempo, incentivar o envolvimento das câmaras municipais e das escolas de ensino médio em atividades de Educação para a Democracia.

Em Juiz de Fora, o público alvo são jovens estudantes de escolas de ensino médio das redes pública e privada, sendo que cada escola formará um grupo de até 15 (quinze) estudantes, os quais atuarão sob orientação de monitores – acadêmicos do curso de Ciências Sociais da UFJF.

Na manhã do dia (17/11), as Vereadoras do Legislativo Eluza Salvador e Fabiana Andrade estiveram nas Escolas Polivalente, Osvaldo Cruz e Colégio Apoio, representando os demais Edis, na companhia do Coordenador do programa e Sociólogo da Câmara Municipal de Juiz de Fora Sérgio Dutra, responsável pela organização e divulgação do programa nas escolas e nas Câmaras da nossa região.

Na oportunidade, o sociólogo apresentou várias possibilidades aos jovens estudantes no intuito de realizar uma inserção na participação efetiva do Município ao desenvolverem temas que possam colaborar com o dia a dia da sociedade, além de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento local.

Formato do Parlamento Jovem de Minas de Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas JF), é integrado por até 05 (cinco) escolas de ensino médio das redes pública e privada do Município, definidas por meio de sorteio realizado pela CMJF.

­ O projeto é desenvolvido em três etapas:

1) etapa municipal: realizada no Município com a participação das escolas que integram o projeto;

2) etapa regional: realizada na sede do polo regional com a presença de estudantes de todas as cidades que integram o polo;

3) etapa estadual: realizada pela ALMG, em Belo Horizonte, com a presença de estudantes de todos os polos regionais.

Quem conduz?

­ O PJ Minas JF é desenvolvido pelo Centro de Atenção ao Cidadão e está sob responsabilidade de seu sociólogo Sérgio Dutra, que conta com o auxílio de quatro estagiários, acadêmicos do curso de Ciências Sociais da UFJF.

Como participar?

No início de cada ano todas as escolas de ensino médio do município são convidadas, por meio de ofício da Câmara Municipal de Juiz de Fora, para uma reunião de apresentação da proposta de trabalho do PJ Minas JF para aquele ano e em uma segunda reunião são sorteadas as cinco escolas participantes daquela edição.

O Centro de Atenção da Câmara Municipal de São João Nepomuceno será o responsável por adequar o Parlamento Jovem à nossa realidade. O pontapé inicial foi dado e a resposta dos alunos foi muito positiva.

Brevemente divulgaremos em nossos canais oficiais as normas e a adesão das escolas para este processo de cidadania que proporciona o incentivo dos nossos jovens aos debates sobre política.