Câmara realiza a sua 2ª Gincana do Saber com a participação da Secretaria de Educação do Município

por Comunicacao publicado 01/09/2023 09h55, última modificação 01/09/2023 13h30
Escolas SESI e Dr. Francisco Zágari foram as campeãs da 2ª Edição da Gincana

A 2ª Gincana do Saber foi realizada pelo Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, em parceria com a Secretaria de Educação do Município, e teve direito à torcida e transmissão ao vivo pela TV Câmara. Jovens do ensino fundamental, de 08 escolas públicas e privadas, participaram da Gincana respondendo a perguntas sobre a Constituição Federal, estudando o livro Constituição em Miúdos I e II, da autora Madu Macedo, sendo que os exemplares foram publicados com o apoio da Gráfica do Senado e da ABEL – Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos. A autora gentilmente enviou um vídeo que foi exibido durante o evento enaltecendo a todos os alunos que participaram da Gincana e parabenizou o Poder Legislativo Municipal pelo engajamento na realização, produção e parceria com as instituições.

A grande final aconteceu na última quinta-feira (31/08), na Sede Social do Clube Trombeteiros de Momo, com a participação de diretores e professores que contribuíram brilhantemente com a didática direcionada aos alunos participantes.

A abertura oficial da grande final foi realizada pelo presidente da Câmara, Vereador Sebastião Barbosa, e pela Coordenadora do evento, a Servidora Cristina Sarmento. O presidente do Legislativo disse que os jovens estão percorrendo, através da leitura, o caminho dos grandes líderes, pois através da persistência e conhecimento se molda um grande cidadão.

Além do presidente do Legislativo, também estiveram presentes na Gincana do Saber os Vereadores Irio Henriques Furtado Filho (secretário da Mesa Diretora), Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo, Herculano Badoco Filho, e a Vereadora Fabiana Ferreira de Andrade.

Representando o Poder Executivo Municipal estavam presentes a Secretária de Educação do Município Belkis Cavalheiro, a Secretária de Obras e Desenvolvimento Urbano Paula Danelon, e também o representante da Administração Municipal Luiz Carlos Dutra. Todos prestigiaram o evento e elogiaram a iniciativa do Poder Legislativo ao promover essa parceria com a Secretaria de Educação em benefício do conhecimento dos direitos civis e políticos dos jovens para a formação de cidadãos mais conscientes sobre as políticas públicas.

A Gincana do Saber foi realizada na parte da manhã, das 09:00h às 11:00h, com os alunos do 8º e 9º anos, e no período da tarde com alunos do 6º e 7º anos, de 14:00h às 16:00h. O evento contou com a participação dos servidores do Legislativo e dos apresentadores André Manzo e Márcio Sabones, que abrilhantaram a Gincana com muita diversão, músicas e perguntas relacionadas ao tema proposto.

A 2ª Edição da Gincana do Saber teve a participação de oito escolas:

ü Escola Municipal “Dr. Augusto Glória”

ü Colégio Apoio “São João Nepomuceno”

ü Escola Municipal “Cívico Militar – CAIC – Três Marias”

ü Escola Municipal Cívico Militar “Dr. Péricles Vieira de Mendonça”

ü Escola Estadual “Dr. Francisco Zágari”

ü Escola Estadual “Oswaldo Cruz”

ü Escola Estadual “Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça”

ü Escola Sesi “Robson Braga de Andrade”

A Gincana contou com o total de 20 perguntas que foram realizadas em duas etapas, sendo oferecido um lanche no intervalo para todos os alunos presentes no evento. A Campeã do turno da manhã foi a Escola Sesi, sendo que todas as escolas fizeram uma disputa párea, em que a Escola Sesi e a Escola Oswaldo Cruz decidiram a Gincana na pergunta desempate.

Na parte da tarde, a Campeã da Gincana foi a Escola Francisco Zágari do Distrito de Taruaçu, que decidiu a Gincana numa disputa acirrada até as últimas perguntas, mas assumindo a liderança sem precisar de realizar a pergunta desempate.

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno agradece a todos que participaram brilhantemente da 2ª Edição da Gincana do Saber e espera contar com a presença e parceria de todos no próximo ano.

CURIOSIDADES

No ano de 2015, com o lançamento do livro Constituição em Miúdos, de autoria da Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, estabeleceu-se que o tema da Gincana do Saber passaria a ser o conteúdo da obra, que aborda assuntos inerentes à formação político-cidadã de maneira simples e didática. Ainda neste ano, a Gincana do Saber contou com uma edição regional, envolvendo alunos de 25 municípios da região.