Câmara Participativa! Um aplicativo pra chamar de seu!

por Câmara Municipal publicado 25/01/2018 10h27, última modificação 25/01/2018 10h27
A fiscalização do nosso Município está em suas mãos!

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno elaborou o aplicativo “Câmara Participativa” exclusivamente para você cidadão são-joanense! Uma ferramenta que faz a comunidade ficar sabendo a respeito de tudo o que os vereadores estão fazendo em prol do nosso Município.

No aplicativo “Câmara Participativa” você também auxilia os nossos vereadores na fiscalização do desenvolvimento municipal, dando sugestões no link “Solicitações” sobre reparos nas vias públicas, podas de árvores, iluminação, coleta de entulhos e outras situações que envolvem a prestação de serviços à comunidade.

Para baixar essa ferramenta, de cunho exclusivamente social, você acessa diretamente no seu smartphone, tablet ou em outros dispositivos móveis que utilizam acesso à tecnologia Android ou IOS, no Play Store ou App Store, digitando Câmara SJN. Aí é só participar dessa nova forma de interação com a nossa Casa de Leis.

Observando-se as considerações a respeito da mídia e da tecnologia, suas aproximações e a relação dialógica necessária entre a mídia e a sociedade, bem como os aspectos inerentes ao aplicativo “Câmara Participativa”, pode-se compreender que esta iniciativa atende às necessidades de aproximação do papel fiscalizador da população àquele que na essência personifica o trabalho do Poder Legislativo Municipal.

A disseminação das ferramentas tecnológicas e o acesso aos aplicativos diversos por meio da telefonia celular, de grande abrangência em todos os segmentos da sociedade, fazem com que essa iniciativa possua boas perspectivas de atenção aos anseios da sociedade e da própria Câmara Municipal. A importância da transparência nas decisões que influenciam na vida dos cidadãos e da participação dos mesmos em tais processos decisórios proporciona uma importância ainda maior às iniciativas desta natureza, compreendendo-as como meios de efetivação da democracia por meio da participação direta do eleitor.

Observa-se que esta é uma tendência, mas que ainda necessita de maior aplicação nas Casas Legislativas do país, que, em sua absoluta maioria, ainda têm suas ações e práticas desprovidas da utilização da tecnologia, o que impede que a população possa contribuir com suas petições, sugestões e reclamações. A obsolescência que caracteriza as práticas da administração pública brasileira deve ser convertida em ações que a tornem eficiente, produtiva e transparente, voltando-se aos interesses da sociedade e principalmente da esfera municipal, que mais deve se aproximar dos indivíduos.

É importante considerar que a experiência do aplicativo da Câmara Municipal de São João Nepomuceno ainda se encontra em fase inaugural, sendo passível de ajustes e mesmo de uma efetiva incorporação à cultura local, com a participação maciça da população, que pode contribuir para uma melhor utilização dos recursos públicos e, por conseguinte, para uma melhoria contínua na qualidade de vida de todos.