Câmara inaugura o seu posto de identificação e lança oficialmente o aplicativo institucional Câmara Participativa

por Câmara Municipal publicado 22/11/2017 10h30, última modificação 22/11/2017 10h42
Solenidade contou com a presença de várias autoridades e a participação da população

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno, através de seu presidente, Ruy Rodrigues Barbosa, inaugurou, no dia (18/11,) o seu Posto de Identificação destinado à emissão da carteira de identidade que fará parte dos serviços disponíveis no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC).

A carteira de identidade é de suma importância na vida de todos os cidadãos. Devido a grande procura por este serviço no legislativo municipal, houve um grande empenho da atual Mesa Diretora ao buscar contatos com as autoridades responsáveis pela autorização da confecção deste documento.

O Presidente da Câmara, Ruy Rodrigues Barbosa conduziu a solenidade acompanhado dos membros da Mesa Diretora, o Vice-Presidente, Toni Calegaro e o Secretário, Nei Medina. Também marcaram presença os vereadores: Edison de Souza Silva, Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo, Heldemir Azevedo Alves, Írio Henriques Furtado Filho, José Maria de Almeida e Reniraldo da Silva de Oliveira.

Dentre outras autoridades estavam presentes o Prefeito Municipal de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva; o Vice-Prefeito, Sebastião Carlos Barbosa; o Deputado Estadual, Dirceu Ribeiro; o Chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, Dr. Carlos Roberto da Silveira; o Comandante da 136ª Cia de Polícia Militar 1º Tenente Weidner Novaes; o Pároco do Município de São João Nepomuceno, Padre Anderson Januário Hudson, que realizou a benção ao novo Posto de Identificação do Legislativo.

A Banda da Polícia Militar de Minas Gerais foi um dos destaques executando várias composições que abrilhantaram o evento, e também executou o Hino Nacional, abrindo oficialmente a solenidade.

Após a inauguração do CAC aconteceu o lançamento oficial do aplicativo “Câmara Participativa”Este aplicativo vai unificar os canais de comunicação do legislativo, facilitando o acesso dos munícipes às informações referentes ao Poder Legislativo Municipal.

Devido aos constantes avanços da tecnologia da informação, e o que regulamenta a Lei de acesso às informações públicas, a Câmara Municipal de São João Nepomuceno vem desenvolvendo, desde o ano de 2013, novos meios de contato com a sociedade no intuito de divulgar todos os atos legislativos que envolvem essa instituição.

Durante esse período foram elaborados, via Portal Institucional, a TV Câmara em Ação, que transmite ao vivo as reuniões plenárias, o jornal impresso e online “Notícias da Câmara”, que publica mensalmente todos os atos praticados pelos nossos vereadores; a Rádio Câmara em Ação, que transmite as proposições dos nossos vereadores, entre outros links que auxiliam a nossa sociedade.

No aplicativo Câmara Participativa, o cidadão poderá acessar todos os meios de comunicação existentes em nosso Legislativo, além de contar com o link Solicitações, em que o cidadão auxiliará na fiscalização do nosso Município.

Através deste link, o cidadão sãojoanese poderá realizar a sua reivindicação para que os nossos vereadores possam atendê-las e direcioná-las ao Chefe do Executivo para que tome as devidas providências na solução de viabilizar a referida demanda.

A nova ferramenta de comunicação do legislativo está disponível na versão IOS e Android. É só digitar Câmara SJN e baixar!

Na oportunidade, várias autoridades discursaram e elogiaram a iniciativa do atual presidente da Casa de Leis na implantação dos sistemas de emissão de documentos e a transparência da informação pública.

Dando por encerrada a solenidade de inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Vereador Ruy Rodrigues Barbosa, agradeceu a presença de todos e finalizou a solenidade, desejando um bom dia a todos.