Câmara homenageia 09 personalidades em Sessão Solene pelo Dia Internacional da Mulher

por Comunicacao publicado 08/03/2023 21h20, última modificação 08/03/2023 21h20
“Estejam certos de que elas representam todas as mulheres de São João Nepomuceno”, disse o presidente da Câmara

Na noite desta quarta-feira, 08 de março, a Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão foi aberta pelo presidente Sebastião Carlos Barbosa, enfatizando que a data marca mais de um século e meio de luta em busca da igualdade de direitos e de combate às violências e discriminações.

“Mulheres à frente de seu tempo eternizaram esta data que evidencia valores como solidariedade, liberdade e equidade. E não poderíamos deixar de comemorar data tão significativa. Por isso, a Câmara Municipal de São João Nepomuceno sente-se honrada em poder, nesta noite, homenagear àquelas que, despojando-se da vaidade de uma realização pessoal, entregam-se em doação aos seus familiares, ao seu trabalho e ao bem de toda a nossa comunidade, renovando e reerguendo a vida de quem delas se cerca” disse o presidente da Casa de Leis em seu discurso de abertura da sessão.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de São João Nepomuceno foi instituída pela Resolução nº 06/2021, e tem como objetivo homenagear as mulheres que tenham se destacado na vida pública ou privada, contribuindo diretamente ou indiretamente para o progresso e desenvolvimento do nosso Município e para o bem-estar da coletividade.

Dando início às homenagens, o Vereador LEONARDO DE OLIVEIRA DUTRA foi convidado para homenagear a Senhora ARMINDA LEITE VIDAL, com o Diploma de Mulher Cidadã.

ARMINDA LEITE VIDAL nasceu em São João Nepomuceno, no Distrito de Carlos Alves. / Uma mulher à frente do seu tempo! Uma grande empreendedora! Trabalhou por 16 anos no ramo de confecções no Município de São João Nepomuceno. Dona Arminda acumulou experiências e já há três décadas conduz seu próprio negócio, atendendo grandes marcas e diversos empresários renomados de vários estados do país.

ARMINDA LEITE VIDAL foi homenageada pela Câmara Municipal de São João Nepomuceno com o Diploma de “Mulher Cidadã”, pelo seu trabalho exemplar, sendo sinônimos de luta e determinação.

Na sequência, o Vereador JOSÉ MARIA DE ALMEIDA entregou o Diploma de Mulher Cidadã à Senhora GEILDA BÁRBARA PEREIRA.

GEILDA BÁRBARA PEREIRA é natural Juiz de Fora. A enfermeira é pós-graduada em Enfermagem do Trabalho, Auditoria em Enfermagem e Saúde Pública com ênfase em PSF.

GEILDA integra o Programa de Saúde da Família (PSF), no Bairro Três Marias, na Escola CAIC, auxiliando diversas famílias com seu excelente trabalho na área da saúde. No ano de 2021, ela foi palestrante no 1º Supat do SAMU de Juiz de Fora com o tema IST`s, além de palestrar na Semana da Enfermagem da Faculdade Universo no Município de Juiz de Fora, e na Semana do Idoso na UFJF.

Nossos cidadãos agradecem o seu empenho e dedicação neste ramo essencial para a vida de todos. Essa distinta homenagem da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, com o Diploma de “Mulher Cidadã”, é para consagrar seu magnífico trabalho.

A Vereadora ELUZA SALVADOR CÔRTES homenageou a Doutora JOELMA ALVES, com o Diploma de Mulher Cidadã.

Dra. JOELMA ALVES nasceu em São João Nepomuceno. Ela é Médica Ginecologista, Obstetra e Ultrassonografista. Atualmente trabalha no Hospital São João e na Policlínica de São João Nepomuceno, sendo Médica Reguladora do Município. Dra. Joelma também já prestou serviço em várias clínicas da cidade de Juiz de Fora, além de trabalhar nas Associações ASFECER e ASCONCER.

DRA. JOELMA é portadora de uma extensa vida pública destinada ao atendimento das pessoas que necessitam de apoio, carinho, compreensão e amor! É neste sentido que a Câmara Municipal de São João Nepomuceno homenageia a Dra. JOELMA ALVES com o “Diploma de Mulher Cidadã”.

O Vereador FRANCISCO AUGUSTO BAPTISTA DE OLIVEIRA CARILLO entregou o Diploma de Mulher Cidadã à Senhorita LILIANE RIBEIRO BARROSO.

LILIANE RIBEIRO BARROSO é natural de São João Nepomuceno. Formada em Comunicação Social, ela é Pós-graduada em TV, Cinema e Mídias Digitais, além de ser Graduada em Pedagogia.

Atualmente é Assessora Educacional na Secretaria de Educação do Município de São João Nepomuceno. Professora de Inglês, já trabalhou nas Escolas Oswaldo Cruz, Três Marias, Augusto Glória, Polivalente, Apoio, na Escola Estadual de Rochedo de Minas e no CCAA.

LILIANE RIBEIRO BARROSO, ainda muito jovem, já tem uma extensa carreira na área da educação e uma missão valorosa que também merece todo o aplauso e homenagem da nossa Câmara Municipal!

A Vereadora ANA PAULA CALLEGARO DA SILVA homenageou a Senhora MARIA HELENA GIRARDI com o Diploma de Mulher Cidadã.

MARIA HELENA é natural de São João Nepomuceno. Pedagoga por profissão, é pós-graduada na sua área de atuação. Nossa agraciada é Diretora Escolar e também foi homenageada por ocasião do Centenário da Escola Municipal Coronel José Brás. Anos dedicados à educação! É preciso valorizar em vida quem fez de tudo pela civilidade dos nossos munícipes.

Na Educação e na religiosidade, MARIA HELENA GIRARDI é um exemplo a ser seguido por todos! Uma “Mulher Cidadã”! Homenagem da Câmara Municipal de São João Nepomuceno como forma de brindar a atuação e distinção desta cidadã são-joanese!

O Vereador HERCULANO BADOCO RODRIGUES FILHO entregou o Diploma de Mulher Cidadã à Senhora NEUZA DO CARMO PULIER BASTOS.

NEUZA nasceu na cidade de São João Nepomuceno. Pedagoga e Pós-graduada, hoje é Diretora da Escola Municipal Dr. Augusto Glória, sendo que anteriormente conduziu a direção da Escola Municipal Três Marias (CAIC), sendo que nos dias atuais é conhecida como Escola Municipal Cívico-Militar. 

Sua liderança, sua preocupação e sua dedicação são o que fazem esta exemplar educadora ser uma pessoa especial. Neuza é uma grande líder e um verdadeiro exemplo a todos profissionais da área.

.Por seu trabalho de excelência e várias contribuições para a educação de nossos cidadãos, através de seus conhecimentos pedagógicos, é merecida a homenagem com o Diploma de “Mulher Cidadã”.

O Vereador ÍRIO HENRIQUES FURTADO FILHO foi convidado para entregar o Diploma de Mulher Cidadã à Dra. RITA ROCHA FURTADO.

A são-joanense RITA ROCHA FURTADO é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Pós-Graduada em Dermatologia pela mesma Instituição.

Ao longo de sua carreira, Dra. RITA, prestou serviço na rede municipal de saúde do Município de São João Nepomuceno, nos Postos de Saúde dos Bairros Santa Rita e São José, na Policlínica e no Município de Guarani.

Uma grande defensora social! Dra. Rita dedica grande parte de sua vida voluntariando em prol da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de São João Nepomuceno, nossa querida ASFECER, e está há mais de 20 anos integrando o corpo clínico dessa importante entidade.

Com um grande senso empreendedor, ela fundou a Multiclínicas, um conceituado e moderno Centro de Especialidades Médicas, com a atuação de especialistas de diversas áreas.

Vários anos trabalhando em prol do cidadão são-joanense e pelas nobres causas sociais! DRA. RITA ROCHA FURTADO merece essa distinta homenagem da Câmara Municipal de São João Nepomuceno com o Diploma de “Mulher Cidadã”.

O Presidente da Câmara Municipal de São João Nepomuceno SEBASTIÃO CARLOS BARBOSA, foi convidado para homenagear a Senhora TEREZINHA DE CASTRO CARMO, com o Diploma de Mulher Cidadã.

TEREZINHA DE CASTRO CARMO é natural de São João Nepomuceno, casada com o Sr. Luiz Henrique Dias de Castro, é filha do Sr. Sebastião Pereira do Carmo e da Sra. Yolanda Antunes do Carmo.

Mãe de três filhos, TEREZINHA DE CASTRO CARMO é uma empresária de destaque no ramo têxtil do nosso Município. Sempre comprometida com várias ações sociais, ela também integra o grupo de voluntariado do Lar Ambrosina de Matos, uma instituição comprometida com o atendimento humanizado, qualificado e de extremo carinho com nossos idosos.

TEREZINHA DE CASTRO CARMO é um exemplo a ser seguido por todos os são-joanenses e merece ser homenageada como “Mulher Cidadã” da nossa sociedade.

Completando a série de homenagens, a Vereadora FABIANA FERREIRA DE ANDRADE entregou o Diploma de Mulher Cidadã à Senhora TEREZINHA DE JESUS COSTA.

Nascida em São João Nepomuceno, TEREZINHA DE JESUS COSTA, a nossa querida “Tereza do Esplendor” é especialista e apaixonada pela arte de cozinhar. Uma chefe no que faz e representa para sua comunidade! Sempre atuante, faz parte do voluntariado da ASFECER, uma abelhinha que pratica o bem, sem olhar a quem.

Contando com sua vivacidade e determinação, auxilia várias instituições, igrejas, e sua paixão antiga: a Escola de Samba Esplendor do Morro, praticando suas habilidades culinárias em vários eventos do Município.

Em seu currículo da vida, TEREZINHA DE JESUS COSTA já foi homenageada em várias oportunidades. Recebeu o Diploma de Honra da Escola de Samba Esplendor do Morro, além de ser agraciada no Dia da Consciência Negra e no Dia Internacional das Mulheres.

Um exemplo de Mulher Cidadã, Dona Tereza do Esplendor é uma protagonista nas diversas áreas sociais! Ela merece todo aplauso e consideração da Câmara Municipal de São João Nepomuceno e da nossa sociedade.

Entregues as homenagens, o presidente da Câmara Municipal fez o encerramento da Sessão Solene agradecendo a presença de todos e todas e enfatizou que a Casa de Leis expressa toda satisfação em prestar homenagens às mulheres e grandes personalidades da nossa sociedade naquela noite especial.

“Estejam certos de que elas representam todas as mulheres de São João Nepomuceno. São mulheres batalhadoras e de fibra, e que, cada uma, a seu modo, faz ou já fez muito pelo nosso povo e nossa cidade.

Sintam-se lisonjeadas por terem o reconhecimento desta Casa de Leis, que é símbolo da democracia. Nossa eterna gratidão a cada uma de vocês.

A vocês, queridas mulheres, deixo aqui, em nome de toda a Câmara Municipal de São João Nepomuceno, os nossos aplausos, admiração e profundo respeito.

Mulher, sublime criatura. Vocês são a essência, a pureza, a força, a coragem, a empatia. Mulher é amor, a quem Deus confiou a mais nobre missão do ser humano: a maternidade.

Parabéns por tudo o que já conquistaram nas lutas sociais, de direitos de igualdade, do respeito e excelência de serviço nas funções que desempenham. Que vocês continuem tendo força e determinação para vencerem as lutas e as diversidades da vida.  Feliz Dia da Mulher!”, finalizou o presidente.