CÂMARA E ASFECER DE MÃOS DADAS EM APOIO AO OUTUBRO ROSA

por Comunicacao publicado 14/10/2022 14h59, última modificação 14/10/2022 14h59
ASFECER realizará caminhada e "bicicletaço" no centro da cidade

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno apoia o Outubro Rosa e também ao excepcional trabalho realizado pelas “abelinhas” da nossa querida Associação Feminina de Combate ao Câncer (ASFECER).

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Ele pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

SINAIS E SINTOMAS

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

– Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

– Alterações no bico do peito (mamilo);

– Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

– Saída espontânea de líquido dos mamilos

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Essa agenda de publicações dedicadas a esse importante tema deve ser lembrada e colocada em prática não somente neste mês, mas de janeiro a janeiro.

E a ASFECER realizará amanhã, (15/10), uma caminhada e um “bicicletaço” pelas ruas do centro de São João Nepomuceno, como forma de conscientização e incentivo ao Movimento Rosa. A Entidade também reforça que os cuidados e a prevenção são essenciais ao bem-estar e à saúde da mulher.