Câmara de São João encerra edição 2022 do Parlamento Jovem

por Câmara Municipal publicado 27/10/2022 16h10, última modificação 27/10/2022 16h10
Na noite da última terça-feira (25/10), a Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou a entrega dos certificados de participação aos alunos que integraram o Parlamento Jovem de Minas 2022.

O ato marcou o encerramento das atividades desta edição do projeto, que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com as Câmaras Municipais mineiras e visa criar para os jovens uma oportunidade de conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem de Minas contou com a presença dos vereadores, familiares dos estudantes, representantes das instituições de ensino participantes, além de parceiros do programa. Finalizando o evento, a Cia. de Teatro Pais & Filhos apresentou o monólogo “O Palhaço da Vida”.

Formação cidadã e política

Este foi o primeiro ano em que São João Nepomuceno integrou o PJ Minas, que foi desenvolvido a partir da adesão do Colégio Apoio, da E.E.“Dr. Francisco Zágari” e da E.E. “Oswaldo Cruz” e parceria da Secretaria Municipal de Educação e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Foram seis meses de muitos debates, oficinas de trabalho, interação e trocas de experiência sobre o tema “Saúde Mental”, com encontros em âmbito municipal, regional e estadual. Para Maria Clara Rigolon Cunha Defilipo, a vivência no projeto foi importante. “Participar do Parlamento Jovem foi bastante gratificante para mim. Eu consegui aprender muita coisa. Foi um tempo esclarecedor”, disse a aluna do Colégio Apoio.

Yuri Welington da Silva Pires, da E.E “Dr. Francisco Zágari”, também destacou o aprendizado adquirido durante o projeto. “A minha experiência no Parlamento Jovem foi algo único na minha vida. Fiz vários amigos novos e aprendi muitas coisas sobre política e sobre o tema Saúde Mental, coisas que eu não pensava antes. Não imaginava que a questão da saúde mental era tão importante, ainda mais nesse tempo de pandemia que afetou tantas pessoas”, afirmou o estudante.

Para Saimon de Oliveira Galdense, a experiência de participar do PJ Minas teve reflexos extremamente positivos. O estudante da E.E. “Oswaldo Cruz” ainda destacou a participação na etapa estadual em Belo Horizonte. “Ter ido à Assembleia Legislativa de Minas Gerais como representante de São João Nepomuceno e colaborar para a elaboração do documento final com as propostas aprovadas e entregues à Comissão de Participação Popular foi, para mim, a consolidação da expansão da voz da juventude”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Vereador Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo agradeceu a todos que colaboraram na realização do projeto, deixando, ainda, um agradecimento especial aos pais dos alunos, pela confiança depositada na Câmara Municipal.

A coordenadora municipal do PJ Minas, Maria Cristina Corrêa Sarmento, também agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa, já deixando o convite para que possam estar juntos na edição de 2023, que terá como temática “Jovem e Mercado de Trabalho”.