Câmara aprova 12 projetos na 19ª Reunião Ordinária do ano

por Comunicacao publicado 19/06/2019 15h36, última modificação 19/06/2019 15h36
Tribuna Livre: Sãojoanense é premiado internacionalmente e sua pesquisa traz esperanças às mulheres mastectomizadas.

No dia 18 de junho, com início às 19 horas, a Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou a sua 19ª Reunião Ordinária da Sessão Legislativa de 2019 com a aprovação de 12 projetos.

São eles:

- Projeto de Lei nº. 11/2019, que “Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, do Fundo Municipal do Idoso, revoga a Lei nº. 2.311, de 28 de dezembro de 2004, e dá outras providências”.

- Projetos de Lei nº. 23 a 31, que “Concedem a Comenda Mérito Legislativo” aos seguintes homenageados:

- Sr. Juvenal Cardoso de Mattos; - Reverendo Padre Nei Angelo Furtado Moura; - Sr. Josué da Silva Rocha; - Sr. Erênio Alves de Castro; - Sra. Soraya da Silva Mendonça Soares; - Sra. Dalma de Mendonça Braune; - Sr. Geraldo Domingos dos Santos; - Sra. Tacila Cristina Lanini Ferraz; - Dr. Douglas Rossi Vitoi.

- Projeto de Lei nº. 32/2019, que “Dispõe sobre a Abertura de Crédito Especial, no orçamento vigente, e dá outras providências”.

- Projeto de Lei Complementar nº. 04, que “Altera a Lei Complementar nº. 37, de 04 de outubro de 2018, que ‘Dispõe sobre a criação do Departamento Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública – DEMUTTS, da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI, do Fundo Municipal de Trânsito – FMT e do Conselho Municipal de Trânsito – COMUT, e dá outras providências”.

Na oportunidade também foram apresentadas as proposições dos Vereadores que serão encaminhadas ao Poder Executivo para as devidas providências.

Na Tribuna Livre, o Senhor Wbyster Júnio Paiva Lopes, fisioterapeuta e dermopigmentador, teve 20 (vinte) minutos para expor assuntos referentes à saúde da mulher oncológica em nosso Município, em que expos as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que passam por complicações em reconstrução mamária total ou parcial em pacientes mastectomizadas por câncer de mama. Alguns estudos reforçam o conceito de que a mastectomia sem reconstrução acarreta prejuízo à autoestima e também à qualidade de vida dessas mulheres.

Portanto, o acadêmico através do seu trabalho de conclusão de curso de pós-graduação constatou que, na sua pesquisa, a ferramenta dermopigmentação (ou maquilhagem permanente) é uma técnica cosmética com indicação médica que auxilia e trás uma melhoria na cor e na tonalidade das aréolas mamárias, devolvendo a qualidade de vida às pacientes num momento delicado em suas vidas.

O Fisioterapeuta foi premiado num congresso internacional realizado no Município do Rio de Janeiro, entre os dias 25 à 27 de maio, alcançando o primeiro lugar com a sua técnica de micropigmentação.

Wbyster firmou parceria com a ASCOMCER do Município de Juiz de Fora e realizará atendimentos para as mulheres que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde naquela instituição. Ele também pretende trazer o seu valioso conhecimento para auxiliar as mulheres do nosso Município junto à Associação Feminina de Combate ao Câncer, trazendo autoestima e esperança para quem necessita desse atendimento de qualidade.

Mais informações sobre os projetos aprovados nesta reunião estarão disponíveis em nosso portal de notícias, no link Leis Municipais, após a sanção do Chefe do Executivo. Acesse: www.saojoaonepomuceno.mg.leg.br.

Nossa próxima Reunião Ordinária está marcada para o dia 02 de julho de 2019.