Audiência pública sobre violência contra a mulher é tema de debate na Câmara

por Câmara Municipal publicado 22/06/2017 14h35, última modificação 22/06/2017 14h34
Especialistas convidados discutem sobre várias propostas voltadas ao auxílio e prevenção sobre o assunto.

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou a sua 1ª Audiência Pública da Legislatura 2017/2020, no dia (30/05), às 19:00h, com o tema "Violência contra a mulher". Por ser um tema muito discutido na atualidade, a violência contra a mulher é um indício que segue sendo um grave problema nacional. Estupros, violência física e moral, assédios de toda ordem são fatos que estão presentes no cotidiano das mulheres brasileiras, e os seus efeitos espalham-se em vários campos da vida social sem que haja sobre o assunto uma comoção massiva correspondente à gravidade desses fatos.

Portanto, atendendo ao requerimento do Vereador Edison de Souza Silva, aprovado em Plenário, a Câmara Municipal de São João Nepomuceno deu início aos trabalhos da Audiência Pública conduzida pelo Presidente do Legislativo, Ruy Rodrigues Barbosa, e apresentada pela cerimonial e servidora da instituição, Adriana de Freitas Dutra.

O Legislativo Municipal convidou algumas autoridades que contribuíram notavelmente para o enriquecimento do debate sobre o tema "Violência contra a Mulher", em que foi fundamental para a condução dos assuntos abordados contando com vários relatos de violências ocorridas principalmente no âmbito familiar, além da louvável apresentação de duas atrizes do nosso Município que emocionaram o público presente com atuações sobre as várias formas de abuso e violência contra a mulher.

As autoridades convidadas foram:

A ilustríssima senhora, Dr.ª Anna Maria de Freitas Edde Oliveira, presidente na OAB 4ª Subseção da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso; coordenadora da OAB 4ª Subseção na Casa da Mulher; membro da OAB Mulher na 4ª Subseção;

O ilustríssimo senhor Antônio Jaques Barbosa de Morais Filho, graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora; é especialista em políticas e gestão de saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e em Vigilância em Saúde (concentração em DANT – Doenças e Agravos não transmissíveis).

Também foi ex-coordenador da saúde bucal de São João Nepomuceno e ex-coordenador de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Regional de Saúde de Juiz de Fora. É agente de campo da Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno.

A ilustríssima senhora Astrid Sarmento Cosac. Atualmente é doutoranda e mestra em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Também é secretária executiva do Projeto "Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão Participativa do SUS – UFJF" – Ministério da Saúde (DAGEP) e UFJF, e vice - coordenadora da Associação de Pós-graduandos – APG/UFJF;

A ilustríssima senhora Maria Bernadete Alexandre Pinto Menezes, empresária, Bacharel em Comunicação Social, e Filósofa Clínica. Atualmente é gestora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, e Tesoureira do Conselho da Mulher da Associação Comercial e Industrial de São João Nepomuceno;

A ilustríssima senhora Maria Luiza de Oliveira Morais. Atualmente é Docente da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFJF e professora de Psicologia Educacional da Faculdade de Filosofia de Cataguases. Também é coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Juiz de Fora e coordenadora da Casa da Mulher.

O ilustríssimo Sr. Dr.º Renato de Souza Gomes, formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduado em Cardiologia e Eletrocardiografia pela Fundação Carlos Chagas (Rio de Janeiro), especialista em Ecocardiografia pela ECOR (RJ) e em Ultrassonografia pela Escola de Pós-Graduação Mauad (Ribeirão Preto), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Também é diretor presidente e fundador da Unimed São João Nepomuceno. Foi diretor administrativo e financeiro da Unimed Intrafederativa da Zona da Mata, além de vereador em São João Nepomuceno por duas legislaturas. Atualmente, ocupa o cargo de secretário municipal de Saúde de São João Nepomuceno.

Na ocasião, vereadores, debatedores e vários representantes da sociedade sãojoanense promoveram uma grande troca de informações sobre os graves casos de violência contra a mulher, as estatísticas alarmantes sobre o tema, os trabalhos realizados pelas associações no acolhimento das vítimas, as pesquisas acadêmicas que auxiliam na busca de soluções para o entendimento complexo deste entrave criminoso que ocorre cotidianamente no país.

Deste modo, o apoio incondicional de todas as áreas sociais do Município, Estado e Federação podem e devem alçar projetos, audiências e palestras nas comunidades com a função de mobilizar toda a sociedade no intuito de frear essa grave situação que acontece principalmente nos lares, e que por medo de denunciar e expor essas graves ocorrências as estatísticas tendem a se elevar diariamente.

É a Câmara Municipal legislando em favor de todas as causas sociais!