Associação Pestalozzi de São João Nepomuceno e o Professor Josué Rocha recebem homenagem do Legislativo Municipal Sãojoanense

por Comunicacao publicado 16/09/2019 09h55, última modificação 16/09/2019 15h39
Sessão Solene destaca os méritos da nossa querida Pestalozzi e do nosso Sensei Josué Rocha.

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou no último dia 13 de setembro, com início às 17 horas, a Sessão Solene para homenagear o cinquentenário da Associação Pestalozzi de São João Nepomuceno com o Diploma de Honra ao Mérito, pelos excelentes serviços prestados aos nossos cidadãos que precisam de muito carinho, apoio, incentivo e dedicação de todos os profissionais dessa digníssima instituição.

A Associação Pestalozzi foi fundada no dia 17 de maio de 1969, concretizando o ideal de sua saudosa fundadora, senhora Lígia Nunes Lemos, que sentia a necessidade de um atendimento especializado às pessoas com deficiência em nosso Município.

Mantenedora da Escola Girassol de Educação Especial, a Associação Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos que atende 114 crianças com necessidades especiais decorrentes de deficiências, abrangendo os Municípios de São João Nepomuceno, Descoberto, Rochedo de Minas e Rio Novo.

A entidade possui como objetivo de trabalho a escolarização, habilitação, reabilitação, adaptação e inclusão do indivíduo na família, na escola, no trabalho e na sociedade, e oferece aos alunos apoio pedagógico, procurando facilitar o processo de inclusão.

A Pestalozzi é uma entidade que conta com uma equipe multidisciplinar para atender pessoas com deficiência nas áreas de pedagogia, assistência social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e atendimento médico clínico geral.

Também disponibiliza sala de recursos multifuncionais, sala Teacch, integração sensorial, informática, artes, música, dança, brinquedoteca, psicomotricidade.

Nesses 50 anos de atividades, a Associação Pestalozzi vem batalhando para garantir os direitos das pessoas com deficiência e com dificuldades de aprendizagem. A existência da entidade no Município é de suma importância para facilitar a inclusão, proporcionando melhor qualidade de vida e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

Na Sessão Solene também foi homenageado com a Comenda do “Mérito Legislativo” o Professor de Karatê, Josué da Silva Rocha.

O professor é natural de Juiz de Fora e graduado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Faixa preta em Karatê, Josué Rocha é dono de uma trajetória vitoriosa nesse esporte.

Sãojoanense de coração, Josué sempre representou o nosso Município nos tatames, sendo dezessete vezes campeão brasileiro, bicampeão mineiro, campeão e vice-campeão pan-americano e vice-campeão mundial.

Este ano, na República Tcheca conquistou a sexta colocação por equipe no décimo terceiro Campeonato Mundial de Karatê, sendo o único representante de São João Nepomuceno e de Minas Gerais a integrar a seleção Brasileira.

O sensei possui sua própria academia em São João Nepomuceno,  a Associação de Karatê Josué Rocha, onde ajuda a difundir a prática dessa arte marcial milenar, formando diversos atletas e medalhistas.

Também foi professor do projeto “Karatê – Caminho para a Cidadania”, um projeto que foi desenvolvido no Município com foco em crianças e adolescentes de comunidades carentes e que revelou diversos campeões.

Fora das competições, Josué Rocha exerceu a função de presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. E por suas contribuições ao Município, foi agraciado por esta Casa, no ano 2000, com o Diploma de Honra ao Mérito, e em 2014, com o Título de Cidadania Sãojoanense.

Louváveis homenagens à nossa Pestalozzi e ao nosso exemplar atleta e cidadão sãojoanense, Josué Rocha, que ficam marcadas na história do nosso Município como modelos a serem seguidos por todos da nossa sociedade.