“Trânsito – Educação, Municipalização e Políticas Públicas” foi o tema da Audiência Pública na Câmara

por Comunicacao publicado 17/02/2022 12h04, última modificação 17/02/2022 12h04
Autoridades e especialistas falaram sobre as mudanças, educação e atualizações no trânsito no Município

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou uma audiência pública sobre o tema “Trânsito – Educação, Municipalização e Políticas Públicas”, na última quarta-feira, (16/02), às 19 horas, em que foram apontadas alternativas e propostas sobre o trânsito em São João Nepomuceno.

As audiências públicas são reuniões realizadas pelas comissões com a participação de cidadãos, órgãos e entidades públicas ou civis para instruir a análise de alguma proposição em tramitação na Câmara ou para tratar de questão de interesse público relevante que esteja dentro dos temas reservados.

A audiência pública pode acontecer tanto no prédio da Câmara quanto fora dele, nas diferentes regiões do Município, mediante requerimento de qualquer vereador.

O Presidente do Legislativo, Francisco Augusto Baptista de Oliveira Carillo foi o mediador e declarou aberta a primeira Audiência Pública da Sessão Legislativa de 2022. A audiência foi realizada para atender à solicitação do Departamento Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança (DEMUTTS).

O primeiro debatedor a se apresentar foi o capitão reformado da Polícia Militar e diretor do DEMUTTS, Sr. Pedro Cândido Parreiras, que teve 20 (vinte) minutos para sua explanação, o mesmo tempo também dado aos demais debatedores. Ele falou sobre assuntos atuais como mudança de placas de sinalização no trânsito, trafegabilidade nos principais pontos da cidade, educação e autuação de condutores de veículos, além de responder as perguntas de vários cidadãos presentes no plenário da Câmara.

Na sequência, o 2º Sargento PM, Sr. José Dionélio Costa, representando o comandante da 136ª (centésima trigésima sexta) Cia. de Polícia Militar de Minas Gerais, Capitão PM Vinícius Araújo Barroso, apresentou várias propostas e falou sobre as dificuldades do trânsito no Município.

O debatedor, Sr. Walter de Moura Vogt, presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP), também teve um papel fundamental em sua participação na audiência ao mencionar sobre diversas particularidades que precisam ser implementadas no trânsito municipal, já que realiza diariamente, com sua equipe, uma participação direta nos trabalhos direcionados a esse tema.

Os Vereadores da Câmara também participaram ativamente da audiência relacionando várias sugestões de melhorias no trânsito e muitas delas solicitadas pelos cidadãos que são os principais usuários, tanto pedestres, quanto condutores de veículos.

O Secretário Municipal de Planejamento Governamental e de Informática, Sr. André Luiz Manzo Pereira, também participou da audiência, representando a Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, em que apontou algumas metas que estão sendo estudadas para criar alternativas estratégicas para o trânsito do Município.

A população presente no plenário da Casa de Leis também participou ativamente com várias perguntas de diversos locais que precisam da intervenção do Poder Público, como forma de facilitar o ir e vir dos cidadãos, além de evitar problemas mais graves como acidentes e até mesmo risco de morte. Os cidadãos participantes foram: Sr. André Aglio, Sr. Eduardo Abreu, Sr. Herley Bertelli, Sr. Jean Fontanela, Sr. José Carlos, e o Sr. Márcio da Silva Nogueira.

A Câmara também contou com representantes da imprensa são-joanense, com as presenças do Sr.Valter Rigolon, representando a Rádio Garbosa FM, e o Sr. Israel Maltik, representando a Rádio Difusora FM.

 O Presidente do Legislativo, Sr. Francisco Baptista, agradeceu a presença de todos os debatedores, vereadores e cidadãos que participaram da audiência pública e que discutiram um assunto de extrema relevância para os munícipes, que é o trânsito municipal.

 “Espero que esse debate possa contribuir para melhorarmos cada vez mais o trânsito de nossa cidade”, concluiu o presidente da Câmara.

O cidadão também poderá assistir ao conteúdo dessa audiência e seus principais detalhes através do canal oficial da Câmara no Youtube, ou no aplicativo Câmara SJN. É só baixar no Play Store!