1º Fórum de Presidentes de Câmaras da Zona da Mata Mineira promove integração regional e debate sobre Inteligência Artificial no Legislativo

por Comunicacao publicado 07/08/2025 15h45, última modificação 08/08/2025 08h59
Evento reuniu representantes de 14 municípios e trouxe palestras com especialistas sobre transparência, inovação, proteção animal e os desafios do Poder Legislativo

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno sediou, na tarde desta quinta-feira (07/08), o 1º Fórum de Presidentes de Câmaras Municipais da Zona da Mata Mineira, iniciativa inédita que reuniu parlamentares e servidores legislativos de 14 municípios da região. Com o tema “Os desafios na prestação de contas públicas: como a Inteligência Artificial pode apoiar o Poder Legislativo?”, o evento marcou um importante passo para a integração regional, o fortalecimento institucional e o uso da tecnologia como aliada da transparência pública.

O Fórum teve início às 14h e contou com a presença de representantes dos seguintes municípios: Aracitaba, Belmiro Braga, Descoberto, Guarani, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Mercês, Piraúba, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Simão Pereira, Tabuleiro, além da cidade-sede, São João Nepomuceno.


Debates com especialistas

A programação foi enriquecida com cinco palestras, que trouxeram reflexões e experiências práticas sobre o uso de tecnologias e políticas públicas no âmbito legislativo e social:

  • Hugo Carpanez, especialista em transformação digital no setor público, abordou o uso da tecnologia na otimização de processos legislativos e como a IA pode melhorar a comunicação com o cidadão.

  • Renan Tibiriçã, consultor em transparência e gestão pública, apresentou soluções inovadoras para o cumprimento das obrigações legais de prestação de contas, destacando o papel estratégico da tecnologia para garantir eficiência e confiança institucional.

  • Vitor Carrão, desenvolvedor e pesquisador em inteligência artificial, discutiu aspectos técnicos, desafios e oportunidades no uso de IA nos pequenos municípios, mostrando casos práticos e ferramentas acessíveis.

  • William Santos Mendes, presidente da Câmara Municipal de Guarani-MG e defensor da causa animal, ministrou uma palestra sobre proteção animal e políticas públicas de castração, destacando sua atuação na promoção do bem-estar animal e no enfrentamento do abandono de animais nos municípios de pequeno porte.

  • Soninha Vieira, presidenta da Câmara Municipal de Matias Barbosa, apresentou a palestra “Fortalecendo os laços”, que abordou a importância da união e da cooperação entre as Câmaras Municipais. Sua fala trouxe exemplos práticos de parcerias bem-sucedidas e reforçou a relevância do intercâmbio de ideias e experiências, enriquecendo ainda mais o conteúdo do 1º Fórum.


Integração e fortalecimento dos Legislativos

A presidenta da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, vereadora Eluza Salvador Côrtes, anfitriã do evento, ressaltou a importância da iniciativa como forma de promover o fortalecimento conjunto dos Legislativos da região:

“Estamos muito felizes em receber esse encontro pioneiro. A troca de experiências entre os parlamentares é essencial para buscarmos soluções conjuntas e promovermos políticas públicas mais eficazes para a nossa região”, afirmou a vereadora.

A proposta do Fórum foi justamente promover um espaço produtivo de diálogo, aprendizado e troca de experiências entre os representantes do Poder Legislativo municipal, além de incentivar colaboração e articulação regional, pensando no desenvolvimento integrado das cidades envolvidas.

O sucesso do encontro foi tão expressivo que os participantes já confirmaram a continuidade da iniciativa, com a próxima edição marcada para o mês de novembro, a ser realizada na cidade de Matias Barbosa.


Próximos passos

Ao final do encontro, os participantes manifestaram o desejo de manter a rede de colaboração intermunicipal ativa, com a sugestão de realização de novos fóruns temáticos e capacitações conjuntas ao longo do ano, consolidando o Fórum como uma importante ferramenta de integração, inovação legislativa e fortalecimento de políticas públicas na Zona da Mata Mineira.