PRESIDENTA E VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA RECEBEM CORONEL DO EXÉRCITO EM VISITA INSTITUCIONAL

por Comunicacao publicado 14/11/2025 11h55, última modificação 14/11/2025 11h53
Mesa Diretora recebe Coronel e Sargento para diálogo sobre o Tiro de Guerra e a formação da juventude
A Presidenta da Câmara Municipal, Vereadora Eluza Salvador Côrtes, e o Vice-Presidente, Matheus Muscardi de Souza, receberam nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, uma importante visita institucional do Exército Brasileiro. O encontro ocorreu na sede do Poder Legislativo e contou também com a presença do Coronel Ender Martins Fontoura, Chefe da Seção de Tiros de Guerra da 4ª Região Militar (4ª RM), e do Primeiro Sargento Aquino, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 04-023 (TG 04-023).
O Coronel, que é mineiro de Poços de Caldas, está cumprindo uma agenda que abrange a inspeção e a orientação técnica dos 36 Tiros de Guerra subordinados à 4ª RM, que juntos somam cerca de 3.000 atiradores.
Carreira Militar e Atuação na Educação Superior
Durante a recepção, foi destacada a multifacetada trajetória do Coronel Ender Martins Fontoura. Além de sua formidável carreira no Exército, ele também foi professor no Ensino Superior.  Atuou na área acadêmica incluindo a coordenação e docência em cursos como Psicopedagogia Escolar e Coordenação Pedagógica, demonstrando seu compromisso não apenas com a formação militar, mas também com o desenvolvimento educacional e humano.
O principal objetivo da visita do Coronel é conferir aspectos administrativos e de instrução, buscando maior integração entre o Exército e a comunidade. Ao comentar sobre a unidade local, o Coronel elogiou o TG 04-023, afirmando que ele apresenta aspectos pertinentes de instrução e uma "grande operacionalidade".
Sargento Aquino fala sobre legado e transição de comando
O Primeiro Sargento Aquino, que está finalizando seu ciclo à frente do Tiro de Guerra de São João Nepomuceno, compartilhou sua trajetória e o legado que buscou deixar na formação dos jovens atiradores.
O Sargento Aquino assumiu a chefia do TG em dezembro de 2022 e chefiou três turmas durante seu período no município: 2023, 2024 e a atual, 2025.
Ele destacou que o principal legado que quis deixar na cabeça dos jovens é a importância da disciplina, do compromisso e da responsabilidade.
Esses valores são cruciais não só para o serviço militar, mas também para a vida fora do Tiro de Guerra, abrangendo o mercado de trabalho, o estudo e a construção familiar.
O Sargento Aquino reforçou que o propósito do Tiro de Guerra é atuar junto ao município, ajudando a população e apoiando diversas campanhas, como:
-Campanhas de doação de sangue.
-Campanhas de alimento e agasalho.
-Descarte de lixo eletrônico.
Após finalizar a última turma, prevista para o final de novembro, o Sargento Aquino será transferido para Resende, onde atuará na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
A chefia do TG 04-023 será passada ao Primeiro Sargento Marcelo Augusto, que também é oriundo da AMAN e deve assumir a função no início de janeiro. Aquino expressou confiança de que o novo Chefe fará um trabalho "essencial e fundamental" para o Tiro de Guerra e para São João Nepomuceno.
Reconhecimento do Coronel
O Coronel Ender fez questão de destacar o trabalho do Sargento Aquino, além de mencionar que foi instrutor do Comandante do TG na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 2004. Em um gesto de reconhecimento, o Coronel Ender afirmou que o Sargento Aquino é "um dos melhores Sargentos que temos no Exército", ressaltando a qualidade do militar que esteve à frente dos atiradores da cidade.
A Presidenta Eluza Salvador Côrtes e o Vice-Presidente Matheus Muscardi de Souza agradeceram a visita do Coronel e o serviço prestado pelo Sargento Aquino ao município, reforçando o compromisso do Poder Legislativo em apoiar as atividades do Tiro de Guerra, uma instituição fundamental na formação cívica e moral da juventude de São João Nepomuceno.