Câmara apoia o Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

por Comunicacao publicado 04/11/2022 15h51, última modificação 04/11/2022 15h51
Objetivo é sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças

O Poder Legislativo de São João Nepomuceno está apoiando o Novembro Azul, maior campanha de conscientização sobre o câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Como realizado em outras datas, o prédio da Câmara está com enfeites de laços com a cor azul e bigodes como símbolo da campanha.

De acordo com o presidente do Legislativo, Vereador Francisco Baptista, é muito importante que os poderes públicos estejam engajados nesta campanha de prevenção.

“O foco da campanha é conscientizar os homens sobre a importância de exames preventivos, muitos diagnósticos são feitos quando a doença já está avançada. Por isso a importância que os exames sejam feitos de maneira rotineira, assim as chances de curas são bem maiores”, explicou o atual presidente.

Causas da doença

As causas do câncer de próstata são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já tiver ocorrido algum caso na família.

Outros fatores, como estilo de vida e alimentação inadequada – à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos –, também podem interferir no surgimento da doença.

É um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal.

Homens a partir dos 50 anos (ou 45, se houver casos na família) devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames, que consistem no toque retal e no exame de sangue, para verificar o PSA (antígeno prostático específico). Havendo suspeita, é preciso fazer a biópsia da próstata para obter um diagnóstico preciso.

Fonte: Agência Câmara de Notícias