Carteira de Identidade

por Câmara Municipal publicado 05/12/2017 10h20, última modificação 13/08/2025 14h05
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento de identificação civil único, destinado a todos os brasileiros.
O Registro Geral (RG) ou carteira de identidade é um documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos. O registro é válido em todo o território nacional e substitui o passaporte em viagens para a Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela (saiba mais no texto Mercosul com RG).

Clique aqui para realizar o agendamento online para a emissão da carteira de identidade

Documentos necessários:

1- CERTIDÃO ORIGINAL (sem emendas nem rasuras):
  • Pessoas solteiras: Certidão de Nascimento;
  • Pessoas casadas: Certidão de Casamento;
  • Pessoas viúvas: Certidão de Casamento com Avebarção do Óbito;
  • Pessoas separadas ou divorciadas: Certidão de Casamento com Averbação;

2- CPF;

3- Imprimir a GUIA no site: (http://daeonline1.fazenda.mg.gov.br/daeonline/executeEmissaoDocumentoArrecadacaoPoliciaCivil.action) e pagar em qualquer agência bancária ou lotéricas

OBS 1 - GRATUIDADE na emissão de 1ª VIA.
OBS 2 - Os cidadãos MENORES de 16 anos, deverão estar acompanhados de seu representante legal com documento de identidade e CPF.
DOCUMENTOS OPCIONAIS
  • NIS, PIS/PASEP, CNH, CARTEIRA DE TRABALHO, TÍTULO DE ELEITOR, CARTÃO DO SUS, CERTIFICADO MILITAR, IDENTIDADE PROFISSIONAL
Para realizar o agendamento passo a passo:
  1. Acesse o link para agendamento: https://www.mg.gov.br/pagina/como-agendar-carteira-de-identidade-nacional
  2. Clique no botão "Agendar Atendimento", que irá redirecionar para o portal Cidadão MG;
  3. Clique em "Entrar com o GOV.BR" (Uma página externa do Governo Federal será aberta em seu navegador);
  4.  Digite o CPF e clique em “Continuar”;
  5.  Caso ainda não possua essa conta, será necessário escolher uma opção de cadastro e seguir os passos indicados;
  6. Após finalizar o acesso por meio do gov.br, faça o agendamento, preenchendo os dados solicitados. 
  7. Para menor de 16 anos, o agendamento poderá ser realizado através do acesso gov.br dos pais ou responsável legal.
  8. Você deverá agendar um horário por pessoa que irá solicitar o documento, NÃO SERÃO ATENDIDOS MAIS DE UM SOLICITANTE POR HORÁRIO, MESMO QUE MENOR DE IDADE.

Onde funciona?

Centro de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal de São João Nepomuceno - Térreo